notas sobre uma escolha

por Cantão

Todos os dias, há quem escolha decidir trabalhar 10 horas por dia com o pretexto de garantir tudo do bom e do melhor para os filhos (lê-se ter um celular, brinquedos infinitos e ir para Disney todo ano). Pretexto, pois uma criança não precisa disso. Quem precisa disso são os pais, que em algum momento, julgaram que coisas materiais são garantia plena de felicidade. A verdade é que criança precisa é de amor. Na sua forma pura e simples.

post-notassobreescolha_05

Contato, pele, brincadeiras, atenção, paciência e natureza não estão disponíveis em prateleiras. Sentindo muito a necessidade de oferecer isso para seus filhos, uma família decidiu desacelerar, reavaliar e voltar a respirar. Mudar de vida, deixando o materialismo para trás.

post-notassobreescolha_02

Tudo sobre essa nova vida está sendo devidamente registrado no acolhedor blog Notas Sobre Uma Escolha, com textos e fotografias tocantes. Nele, a fotógrafa Manu Melo Franco conta com extrema delicadeza sobre a decisão que ela e seu companheiro Hugo tiveram em 2013: deixar Minas Gerais em busca de uma vida mais verde e natural possível, na Chapada Diamantina.

post-notassobreescolha_03

Eles queriam uma infância mais bonita, livre e sustentável para os filhos, Tomé e Nina, e também ter a liberdade de poder viver com simplicidade, em absoluta harmonia com a natureza. Pé no chão, mesmo.

post-notassobreescolha_04

Um ano depois da mudança interna e externa, o terreno em que moravam na Chapada acabou sendo vendido de repente e eles se viram, mais uma vez, com as portas abertas para uma nova aventura. Passaram um tempo em Minas e depois de viver mais uma vez as raízes, seguiram para um Ecocentro, perto de Pirenópolis, em Goiás, dispostos a descobrir os universos de se morar em coletividade.

post-notassobreescolha_07

Por lá eles contam todas as fases dessa nova forma de viver e se reencontrar — inclusive a aventura de fazer a própria casa de barro. “São seis famílias que vivem em perfeita harmonia numa antiga fazenda, como uma comunidade que não tem a pretensão de ser organizar como tal, por isso conseguem ser uma família tão integrada e linda! Tomé e Nina agora só andam de galera, são 12 crianças dependuradas em árvores, brincando na areia, brigando, descobrindo o respeito ao outro, se reconhecendo, experimentando e se jogando na delicia que é ser criança no meio da natureza.

post-notassobreescolha_06

Como dito no primeiro texto no blog “toda escolha é, de alguma maneira, uma troca. É preciso sempre deixar alguma coisa para poder conquistar outra” e foi assim que fizeram e continuam a fazer. Inspirador demais!

Acompanhe a história e as fotos encantadoras aqui!