é tempo de anarriê!

por Cantão

É tradição! Junto com o mês de junho, chegam também as festas que homenageiam os santos juninos. Em todo Brasil, as festas juninas são muito animadas, recheadas de guloseimas típicas e, claro, super musicais. O forró é o gênero musical que comanda a trilha sonora, mas não é o único.

Eu que adoro festa, forró pé de serra e o mês de junho, não resisti e já preparei um minirroteiro com as festas mais legais do Rio e aproveito para dividi-lo com você. Meu critério de escolha foi, claro, as atrações musicais. Espia só a programação e divirta-se!

post-juninas-04

A programação musical do Pois era noite de São João está uma belezura! Serão quatro arraiás, durante todos os domingos do mês, no Beco das Sardinhas, região portuária do Rio. A trilha sonora será comandada por um DJ que só vai tocar forró, coco, baião, frevo ou moda de viola e por uma banda que se revezará a cada semana: Forró de Rabeca, Forró de Muié, Trio Pimenteira e Zezinho do Acordeon já confirmaram presença.

Já no dia 17 de junho, bem em frente aos Arcos da Lapa, o Arraiá do Multibloco promete não deixar ninguém parado. Os festejos juninos do grupo são super musicais, uma mistura de baião, xote e coco. Este ano, o grupo que é regido pela maestrina Thaís Bezerra e pelo guitarrista Lino Amorim, vai convidar o Trio de Forró e o Vem Cá, Minha Flor – um bloco à moda antiga que faz um resgate musical e comportamental.

post-juninas-03

Já o tradicional Arraiá Pérola da Guanabara em Paquetá atrai centenas de cariocas pra ilha e é considerado por muitos como uma das melhores festas juninas da cidade. Localizado na pracinha de São Roque, é preciso se programar para chegar até a festa – sair de casa cedo pra pegar a barca e ir embora antes da última barca. Mas eu garanto: quem vai não se arrepende. O clima é quase lúdico! Toda a ilha se enfeita com bandeirinhas e aquele forró, bem regional, embala os casais que se arriscam a dançar quadrilha. Eles costumam divulgar a data só na semana da festa através das redes sociais então vale ficar ligado.

post-juninas-06

Quem também não costuma divulgar com antecedência é a turma do Prata Preta. O arraiá que acontece na Praça da Harmonia, na Gamboa, costuma ficar lotado e a banda, cujo repertório é repleto de clássico, toca no coreto bem no centro da praça em total clima interiorano. Um passarinho me contou que possivelmente a festa vai rolar dia 2 de julho. Tem que ficar de olho nas redes sociais!

post-juninas-01

Pra quem se animar e atravessar a ponte, a rádio MPB FM vai promover o segundo ano consecutivo do seu arraia no Teatro Popular de Niterói, a partir das cinco da tarde. A entrada é gratuita e o público vai poder dançar muito ao som do Monobloco. Pedro Luís e seus parceiros apresentam um repertório de releituras ritmados de vários sucessos regionais.

post-juninas-02

E minha última dica é o já tradicional Arraiá da Fundição Progresso que este ano vai rolar dia 2 de julho e as atrações estão um luxo: Alceu Valença com participações de Lucy Alves (a sanfoneira que está arrasando na novela “Velho Chico”) e Chico César, Baia e a sensacional banda Forroçacana.

Gonzaga e Jackson sempre serão os mestres maiores e o grupo bebe desta fonte inesgotável mas também traz baião, xaxado, coco, rock, música oriental, salsa e samba, tudo isso mixado de forma superoriginal. Duani, um dos mais respeitados multiinstrumentistas da “nova” geração, toma cona dos vocais, da zabumba e, às vezes, da bateria. Além dele, o Forroçacana é formado pelo sanfoneiro e violoncelista Mará, o percussionista Chris Mourão, o guitarrista Cachaça – que também toca cavaquinho, viola caipira e bandolim – e por Marcos Moletta, que toca rabeca, guitarra e bandolim.

Diz aí, dá pra alguém ficar parado? Hora de tirar do armário o chapéu de palha, a blusa xadrez e se preparar para pular fogueira, mandar recadinhos indiretas pelo Correio do Amor e ainda dançar quadrilha. Nos encontramos por aí… 😉