cataplasma clareador

por Cantão

O inverno é um ótimo momento para cuidarmos das pequenas manchas que vão se formando em nossa pele ao longo do ano. Por ser uma estação em que ficamos menos expostos ao sol, escolhi uma receita especial da minha querida professora Malu Lobo que serve como clareador de manchas. É feita em forma de cataplasma, um preparo pastoso para ser aplicado diretamente sob a pele.

A base é a argila branca, que por apresentar ação tensora branda, pode ser usada em todos os tipos de pele. É clareadora, suavizante e cicatrizante, capaz de absorver a oleosidade sem desidratar. Para preparar essa receita, separe um pequeno recipiente de vidro, barro ou cerâmica esterilizado e seco.

post-nii-cataplasma_02

Para o rosto: ­

1 colher de sopa de argila branca
1 colher de sopa de óleo vegetal de coco extra virgem ­
1 gota de óleo essencial de lavanda ­
1 gota de óleo essencial de menta

Para o corpo: ­

1 colher de sopa de argila branca
1 colher de sopa de óleo vegetal de coco extra virgem ­
3 gotas de óleo essencial de lavanda ­
3 gotas de óleo essencial de menta

post-nii-cataplasma_01

Em seguida, misture bem os ingredientes e aplique uma fina camada na área desejada. Aguarde 20 minutos e retire com água corrente. Repita a operação diariamente até obter o resultado desejado. No período em que estiver utilizando o cataplasma, evite a exposição ao sol. A pele fica linda demais!

Nessa formulação, o coco atua como uma capa protetora, ajudando a reter a umidade e deixando pele suave e sedosa. É muito recomendado para pele irritada, inflamada e sensível, assim como a lavanda. A menta, planta nativa do mediterrâneo, produz um óleo essencial potente e penetrante, e é ela quem entra na sinergia como um clareador ativo. 😉