a essência artística de marina baggio

por Cantão

A artista gaúcha Marina Baggio nasceu em POA, mas foi criada e abraçada pelo calor de Salvador. Modelo desde os 12 anos de idade, já fez diversos trabalhos no exterior – até na China! Mas toda essa experiência deixou Marina descrente com o mundo da moda. Foi assim que ela percebeu que tinha alma aventureira: gostava mesmo é de andar descalça, de skate, viajar e pegar onda.

post-marinabaggio-02

Durante este processo de amadurecimento, descobriu também que era apaixonada por desenho à mão livre. Se aprofundar e profissionalizar sua arte foi apenas uma questão de tempo e prática. “Do papel passei para cerâmica, instrumentos musicais, pranchas de surf, quadros e painéis de parede.” O resultado é uma arte delicada, com aura mística e energia positiva!

post-marinabaggio-03

Casada com o cineasta e fotógrafo Tiago Lins, a artista também acabou indo para o caminho das estampas, artes gráficas e fotografia.“Meu casamento é meu templo, Tiago e eu vivemos em constante sintonia e foi um processo muito natural para nós trabalharmos juntos. Ele me ensina muita coisa. Sempre fui ligada à fotografia, enquanto modelo estava atenta ao trabalho de todo mundo, na função de cada um, nas cenas, na luz, nas cores. Com um professor particular em casa e os equipamentos na mão não tinha como não se jogar, né?

post-marinabaggio-05

Todo esse multitalento foi canalizado no lindíssimo projeto autoral Iandê Auá, que valoriza o corpo e a essência da mulher brasileira através da fotografia, cinema e body art. “Busco mulheres que passam a beleza sendo elas mesmas, fortes, guerreiras e com brilho no olho, para que o olhar de uma represente a voz de todas”, conta.

post-marinabaggio-06

“Escolhi mulheres que têm brilho no olho, sex appeal natural e personalidade para personificarem minha ideia, misturando-as com minha arte. Algumas já encontraram seu caminho, outras não, mas seguem por aí sendo… Mesmo tendo consciência de suas belezas naturais, vejo a maquiagem como uma vertente artística a mais, que agrega minha linguagem, e assim justifico o uso dela.

post-marinabaggio-07

Quanto ao processo criativo, Marina gosta de deixar as coisas fluírem: “As inspirações vem no momento, é só pegar a caneta e me desconectar. Eu não me concentro no todo, mas sim nos traços, então o resultado é sempre uma surpresa. Já o Iandê envolve todo um pensamento de construção e planejamento, porque além de me concentrar na mulher que vou clicar, tenho que pensar no conceito, nos elementos, na locação, na mensagem, na locação, na roupa…

Até agora foram dez ensaios realizados na Bahia, todos com história e significado andando lado a lado. Em um dos mais recentes, Baggio juntou quatro mulheres lindas para um ensaio inspirado em bruxas. “Eu praticamente não conhecia nenhuma delas e foi o primeiro ensaio que eu fiz de mulheres seminuas. Imagine você acabar de conhecer a pessoa e “querida, por favor, tira a roupa aí que preciso desenhar em você”… mas foi muito legal, elas ficaram super confortáveis, foram incríveis. Resultou no melhor clipe que eu já fiz na vida, meu favorito”.

post-marinabaggio-08

Adoramos o trabalho dela! Curtiu também? Mais e mais ensaios estão vindo por aí.
Aqui você acompanha as novidades do projeto e todo o trabalho autoral dela! 😉