pra pedalar e ver filme!

por Cantão

Olha só que legal: neste final de semana vai começar o Cine Pedal Brasil, uma mostra de cinema itinerante em que você ajuda a projetar um filme com a sua própria energia!
O projeto ocupa praças públicas exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas. A experiência é única e tem o objetivo de incentivar a mobilidade nas grandes cidades.

A infraestrutura do evento conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes. Também será disponibilizado um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.

post_cinepedal_01

Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz, que redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento. Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados.

Idealizado pela produtora Inffinito, essa será a primeira edição do festival que circula pelas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte exibindo longas-metragens e realizando diálogos sobre mobilidade e meio ambiente com os participantes em praças públicas de uma maneira pouco convencional. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

Com curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários “Bike vs Carros” e “5 vezes Chico o Velho e Sua Gente”.

“Bike vs Carros” tem roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades. Já “5 vezes Chico o Velho e Sua Gente” traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

Programação:

15h: Abertura do evento: início de cadastro de voluntários e check-up de capacidade física, ergométrica e funcional (todos os voluntários receberão um diploma de participação, além de kits de brinde);
16h: Apresentação de DJ;
18h: Diálogos com debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;
20h: Exibição do filme;
22h: Fim da programação.

Fique atento nas datas! No Rio de Janeiro nos 21 e 22 de maio; Florianópolis nos dias 28 e 29 de maio; Porto Alegre nos dias 04 e 05 de junho; São Paulo nos dias 11 e 12 de junho; Belo Horizonte nos dias 18 e 19 de junho.

E ainda tem mais: como todo mundo sabe que pedalar dá uma fome danada, terão foodbikes à postos para agradar aos mais diversos paladares.
É só pegar a bike e vir! 😉