Mulheres na TV

por Cantão

Embora o despertar seja lento, nunca antes tivemos tantas mulheres interssantes ocupando papéis centrais em programas premiados e bem-sucedidos comercialmente.De I Love Lucy a Sex and The City, parece que a indústria do cinema & TV está acordando.

Fiz uma lista com dez títulos de diferentes gêneros, do drama à ficção científica, da comédia ao suspense policial.

6a750f57-7113-41ca-87d4-2565a672f909

01. The Good Wife

Não bastasse a protagonista, Alicia Florrick, interpretada pela ótima Julianna Margulies, ser uma das personagens mais complexas da TV contemporânea, ainda ganhamos de presente a atuação maravilhosa de Christine Baranski como Diane Lockhart.

Sinopse: Alicia tem sido uma boa esposa para Peter (vivido por Chris Noth, ex-mr. Big de Sex and the City), que trabalhava como procurador geral do estado de Illinois, em Chicago. Depois de um humilhante escândalo envolvendo prostituição e acusações de corrupção, Peter foi preso e Alicia precisa voltar a trabalhar como advogada para sustentar os dois filhos adolescentes.

A série mereceu cada um dos prêmios recebidos e promete ser um dos destaques na próxima edição do Globo de Ouro e do Emmy. O último episódio foi ao ar nos Estados Unidos agora em maio e causou imensa comoção. É possível encontrar as seis primeiras temporadas na Netflix do Brasil. A sétima deve estrear em breve.

62d859b2-b27b-48c1-af04-2b5a861788e6

02. Grace e Frankie

Pense em uma série na qual as duas personagens centrais não apenas são mulheres fortes, divertidas e contraditórias, como também estão recomeçando a vida aos 70 anos depois que os respectivos maridos confessam estar apaixonados um pelo outro. Com a legalização do casamento gay, Sol (Sam Waterston) e Robert (Martin Sheen) assumem o longo caso e decidem oficializar a relação.

Jane Fonda e Lilly Tomlin, amigas de longa data também na vida, estão fabulosas como as protagonistas . Uma das co-criadoras da série é Marta Kauffmann, de Friends. O elenco principal está ótimo, com atuações que merecem aplausos. A gente ri e se emociona junto. Embora seja ingênuo, o roteiro tem momentos de muita delicadeza. A série está na segunda temporada na Netflix, mas a terceira já foi anunciada.

576f0510-5aea-4380-9034-be9a1d0fb964

03. Orange is The New Black

A protagonista é magra, branca, loira e de olhos claros. Mas, se essa descrição é um estereótipo feminino no cinema e na TV, a série se empenha em subvertê-lo. Piper Chapman (Taylor Schilling) é sentenciada a um ano e pouco de prisão depois de ter sido condenada por um crime cometido a dez anos atrás. Então acompanhamos a vida de Piper atrás das grades.

A série tem uma lista de personagens femininas riquíssimas, como a transexual Sophia Burset (Laverne Cox). A quarta temporada estreia na Netflix em junho, mas a quinta, sexta e sétima já foram confirmadas.

c811c482-c089-4fb3-bfdb-0afc8ca2993f

04. How To Get Away With Murder

Se tiver que escolher apenas um motivo para recomendar HTGWM, diria sem hesitar: Viola Davis. A talentosa atriz é uma força capaz de carregar a série sozinha.

Sinopse: um grupo de estudantes ambiciosos e uma professora brilhante de Direito Penal se envolvem em uma teia de assassinato cheia de reviravoltas. Para quem adora crime e mistério, é um prato cheio. O roteiro e a edição deixam a desejar, mas Viola Davis merece todo reconhecimento por sua atuação visceral como Annalise Keating. A primeira temporada está disponível. A segunda já foi ao ar nos Estados Unidos.

72ce1075-eef6-4afe-9951-ef9139a939c9

05. Orphan Black

Sarah Manning (Tatiana Maslany) assume a identidade de outra mulher idêntica a ela depois de testemunhar, por acaso, seu suicídio em uma estação de metrô. A série levanta questões sobre as implicações morais e éticas da clonagem humana e seus efeitos sobre questões de identidade pessoal.

A quarta temporada deve estrear em breve. As três primeiras já estão disponíveis.

7b4b5a09-073d-4e55-a8c4-75149e87db16

06. Jessica Jones

Essa é uma das melhores adaptações de quadrinhos a que já assisti tanto na TV quanto no cinema. Pode acreditar: temos uma história muito mais profunda e sombria.

A sinopse é simples: uma super heroína frustrada decide recomeçar sua vida como investigadora particular. Jessica é uma personagem detestável, mas acabamos nos identificando e torcendo por ela. A primeira temporada conquistou o mundo poucos dias depois de sua estreia.

94e75e15-7db3-4a66-8acd-c0f8dc12ade9

07. Scandal

Ainda estou nos primeiros episódios, mas não poderia deixá-la de fora desta lista. Criada por Shonda Rhimes, a série conta a história de Olivia Pope (Kerry Washington), uma advogada brilhante e ambiciosa que, depois de passar pela Casa Branca, começa sua própria empresa de gestão de crise.

A série está na quarta temporada na Netflix do Brasil (a sexta temporada sai este ano nos Estados Unidos).

homeland-et

08. Homeland

Claire Danes é uma das atrizes mais talentosas de sua geração. Na premiada Homeland, interpreta Carrie Mathison, uma agente da CIA com diagnóstico de bipolaridade. Mathison se convence que um fuzileiro americano, ex-prisioneiro de guerra do al-Qaeda, foi para o lado inimigo e está planejando um ataque terrorista. A série foi inspirada na israelense Hatufim. O episódio-piloto foi aclamado pela crítica.

As três primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix do Brasil. A sexta temporada já foi confirmada nos Estados Unidos.

1370025072000-killing-1305311432_16_9

09. The Killing

Inspirada na dinamarquesa Forbrydelsen, a série tem quatro temporadas, todas disponíveis na Netflix do Brasil.

Em The Killing, uma investigadora policial, Sarah Linden (interpretada por Mireille Enos), uma família de luto e um candidato à prefeitura de Seattle estão ligados depois que o corpo de uma menina de 17 anos é encontrado no porta-malas de um carro encontrado em um lago na cidade. A série tem uma abordagem realista, sem a aura de glamour que as histórias policiais costumam receber no cinema comercial.

ebb206a0-0b08-4fc5-bc38-d5775bf47902

10. Chelsea

O novo talk-show de Chelsea Handler, atriz, apresentadora, comediante e escritora norte-americana, acaba de estrear na Netflix. Depois das séries e filmes, a Netflix aposta pela primeira vez em um programa neste formato. Os episódios têm 30 minutos de duração.