Pense em um lugar classudo e de muita personalidade! Cosmopolita e cheia de si, a segunda maior cidade da Itália é referência quando o assunto é moda e design, mas também atrai muitos turistas pela sua gastronomia, arte, cultura e pelo rico patrimônio arquitetônico.
Milão é moderna, é cool, adora lançar estilos e tendências, mas preserva ícones clássicos da história ocidental! O Duomo di Milano, por exemplo, é a maior catedral da Itália e começou a ser construída em 1386.
De estilo gótico e cheia de detalhes, a catedral é uma verdadeira obra de arte e impressiona qualquer um com a sua imponência. Não é à toa que ela é o cartão-postal mais famoso da cidade.
Coladinha no Duomo está a Galeria Vittorio Emanuelle, o mais antigo shopping do mundo, construído entre 1865-1877. Mesmo quem não tem a intenção de fazer compras, elege o lugar como ponto de visita obrigatório quando vai a Milão por conta de sua importância histórica e da riqueza de sua arquitetura.
A galeria é repleta de mosaicos no piso e tem o teto em vidro. Um espetáculo!
Se é compras que o povo quer, lá vai: o Quadrado, que fica entre as praças Duomo, Cavour e San Babila, reúne lojas das grifes mais famosas e sofisticadas do mundo: Versace, Valentino, Gucci… E as mais caras também. Se quiser sair com alguma sacolinha de lá, vá com muita coragem e dinheiro no bolso. Ou com um cartão com um limite generoso. Caso a grana não esteja sobrando, de qualquer forma vale passear pelas ruas glamourosas e sonhar um pouquinho. Não paga nada, né?
Vamos falar de coisa boa, bonita e de graça? Vamos falar de Parco Sempione! O parque, super agradável e democrático, ótimo para passar o dia com família, amigos ou a dois, fica atrás do Castelo Sforzesco.
É na área do Parco Sempione onde fica também o Arco della Pace, mandado construir por Napoleão para a entrada dele na cidade.
Próximo ao Arco della Pace tem vários bares e restaurantes concentrados que oferecem o famoso “aperitivo”. Não, não é uma entrada antes do prato principal. Trata-se de um buffet de comida italiana completíssimo, com frios, pães deliciosos, pizza, massas, risotos…É um evento clássico de Milão, que acontece todos os dias, das 18 às 21h. Para comer à vontade basta comprar uma bebida, que custa entre 8 e 10 euros. Vale muito a pena!
Conclusão: além de bonita, Milão é cheia de conteúdo e ainda te faz comer até sair rolando pelo gramado. Se joga!