house of all: junto e misturado

por Cantão

Imagina um espaço de coworking que funcione para além do escritório? Onde as pessoas não só desenvolvem suas ideias, mas também as põem em prática. Um espaço colaborativo que junta restaurante, lavanderia, uma espécie de brechó e uma “escola” com cursos variados. Incrível né? O melhor de tudo é que já existe, se chama House of All e está colorindo o mundo da economia colaborativa no Brasil.

post_houseofall_01

Idealizada pelo designer Wolfgang Menk, a House of All funciona assim: são quatro casinhas, cada uma voltada para uma aréa específica; mercado de alimentos, moda, educação e coworking, mas todas conectadas. A House of Work foi a primeira a nascer, e é um espaço de trabalho compartilhado bem flexível, onde se pode alugar mesas ou salas por um dia ou meses. E aí é aquela coisa maravilhosa dos espaços de coworking: conhecer pessoas novas que estão fazendo barulho com suas ideias.

post_houseofall_05

A outra casinha é a House of Foods, uma espécie de cozinha industrial compartilhada. Um espaço todo equipado onde cozinheiros independentes podem alugar e ter seu próprio restaurante por um dia. Imagina um lugar que a cada dia tem um tipo de comida, um sabor e um cheiro diferente saindo pela porta? Todo dia é novidade.

Depois veio a House of Learning, o espaço ideal para ensinar e aprender de tudo. A casa dispõe de salas para cursos, oficinas, palestras e por aí vai. O interessado paga o aluguel de acordo com o preço que ele vai cobrar pela sua aula. Se for gratuita por exemplo, ele só se responsabiliza com uma taxa de limpeza. Os aprendizados lá vão desde oficina de cosméticos naturais até aula de sorvete artesanal.

post_houseofall_02

Por último, para completar a potência da House of All, surgiu a House of Bubble, que funciona como uma lavanderia sel-service, um bar e um brechó-netflix; uma biblioteca de roupas, onde a pessoa paga uma mensalidade e pode levar pra casa um determinado numero de peças, fica com a roupa por dez dias e depois, lava, devolve e já pode pegar outras. E além de tudo isso, a 4a casa ainda é palco de vários shows. Uma vez por mês um artista independente é convidado pra tocar na vitrine da casa. Serviço completo, não é?

post_houseofall_04

A House of All nasceu em São Paulo, mas já fez tanto alvoroço que se espalhou por outras cidades. No Rio já tem uma franquia da House of Learning e da House of Food, e em Belo Horizonte uma franquia da House of Food também.

O mais incrível dos espaços de economia colaborativa que estão ganhando força, além de juntar tantas ideias maravilhosas entre quatro paredes, é recuperar o sentido de comunidade que estava meio esquecido por aí. E lembrar também que trabalho não precisa ser chato, engravatado e cansativo… trabalho pode ser exatamente aquilo que te faz feliz, e acompanhado por vizinhos bacanas é melhor ainda!