O que um casal de colecionadores (e donos de uma galeria) poderia fazer além de comercializar obras? Talvez pegar um barco e percorrer as águas de um rio levando exposições flutuantes de artistas contemporâneos por aí?
Essa foi a (ótima) ideia dos artistas plásticos Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, apaixonados pela arte e pela cultura brasileira. Todo esse culto pela arte deu fruto a um projeto emocionante: o barco-museu da Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea.
Conhecido como Santa Maria, o museu itinerante navega pelas margens do Rio São Francisco promovendo exposições, oficinas e eventos de arte, interação e educação. Um intercâmbio cultural de dar orgulho!
Envolvidos com a arte alagoana por mais de 30 anos, o casal garimpa preciosidades sertão adentro. Desbravando os cantos e recantos de Alagoas, eles viajam para descobrir e conviver com os mais diversos novos artesãos – seja adquirindo suas obras, seja divulgando suas produções. Aqui eles contam mais sobre a origem da Karandash:
Foi em 2008 que eles tiveram a ideia da experiência do barco. Com parte do acervo da coleção, foi criado o Museu Coleção Karandash e o barco, como primeiro núcleo da coleção. Ao todo, mais de duas mil peças criadas pelas mãos de artesãos, além das obras de seus fundadores, estão guardadas no espaço.
Já o barco, carrega consigo diversas exposições de arte popular e contemporânea, além de materiais e maquinários diversos como câmeras fotográficas, filmadoras, tintas, papeis, lápis de cor, argila, que são, através das oficinas, disponibilizados gratuitamente à população, criando condições ideais para o desenvolvimento da criatividade de todos os participantes.
Entre oficinas de bordado e esculturas, as comunidades ribeirinhas ganham a chance de acessar, aprender e se envolver diretamente com a arte.
Sem preconceitos ou elitismo de classe, o projeto faz a ponte para um diálogo entre mundos, promovendo e ampliando os saberes de mestres da região para crianças e jovens. Uma oportunidade rara de sentir a pulsação do ofício de buscar, criar e compartilhar a arte.
Aqui no site você conhece e se encanta ainda mais sobre este projeto tão importante. 😉