Jovens artistas criativos e moradores moderninhos fizeram uma região degradada ressurgir e se transformar em um bairro cheio de vida. As cores da arte de rua passaram a estampar os muros monocromáticos e os portões dos galpões, presenteando Nova Iorque com mais um ponto turístico.
A cena artística de Bushwick hoje é muito forte e mundialmente famosa. Joe Ficalora se orgulha muito de ver a proporção que a sua iniciativa tomou. Joe nasceu e cresceu no bairro do Brooklyn e, depois que sua mãe morreu, sentiu a necessidade de mudar a cara daquelas ruas que tanto lembravam os momentos que ele viveu ao lado dela.
Foi um jeito que encontrou de amenizar a sua dor, segundo ele mesmo relata em entrevistas, e transformar aquela região em um lugar melhor para se viver.
Joe, que se considera mais um curador do que um artista, iniciou suas pesquisas sobre arte de rua em 2012 e, neste mesmo ano, a convite dele, artistas de diversas partes do mundo como Irã, África do Sul e Rússia começaram a ocupar os murais da área com suas obras.
Foi aí que surgiu o Bushwick Collective, um coletivo de artistas super talentosos de graffiti. Em pouco tempo, Bushwick se tornou referência mundial em arte de rua e hoje atrai olhares da imprensa e de turistas de todas as partes do globo. É impossível não se render aos cliques diante de tantas obras incríveis, que passam muita realidade e sensibilidade!
De tão reais, algumas pinturas parecem fotografias. Os detalhes são perfeitos e tudo parece ter sido feito com muita delicadeza e cuidado. E, claro, talento é coisa que não falta para esses artistas.
Além de ser uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, Bushwick virou um paraíso hipster. Em sua vizinhança, surgem cada vez mais galerias, bares, restaurantes e lojinhas super charmosas. Os preços são uns dos mais convidativos de Nova Iorque.
O bairro é considerado o irmão mais novo de Williamsburg, uma área recentemente gentrificada, pulverizada por pubs, bistrôs e toda a sorte de lojas hypadas.
Apesar do crescente interesse pela região e da chegada de mais e mais jovens artistas, Bushwick, diferente de Williamsburg, ainda conserva aquela cara do Brooklyn antigo, meio abandonado, meio cinza, mas cheio de personalidade. Bushwick é o verdadeiro céu criativo na terra! Um lugar super fotogênico, que rende fotos sensacionais e inspira quem quer que passe por lá.
O bairro é um dos pontos mais vibrantes de Nova Iorque, uma verdadeira fusão de mundos e culturas, onde tudo se transforma em arte! Vale a visita. 🙂