apezinho da Isa e do Pedro

por Cantão

A Tijuca mora no coração das Pereiras. É a origem da nossa família, desperta memórias doces e guarda lugares que parecem protegidos pelo tempo.

Foi lá que conhecemos o apezinho da Isa e do Pedro, em uma manhã ensolarada de sábado e nos apaixonamos. Ele fica em um desses cantos escondidos com direito a rua sem saída, pracinha e muito silêncio. Nossos amigos conversaram com a gente e nos contaram a história do lugar que escolheram para viver.

post-isapedro-02

Esse apezinho tem um significado muito especial pra você. Conta pra gente a história dele?

O apartamento é do meu avô. Ele (Ary), minha avó (Shirley) e minha mãe (Rosângela) moraram aqui quando minha mãe era adolescente. O apê ficou alugado por muitos anos. Em 2014, meu avô resolveu rescindir o contrato com o então inquilino e me perguntou se não queríamos nos mudar para cá. Na época estávamos morando na subida de Santa Teresa, mas já estávamos querendo sair de lá… E aceitamos! Tenho muito carinho pelo prédio e pelo apartamento por ter essa história familiar e sei que meu avô ficou muito feliz porque nós aceitamos o “convite”. Sem falar que ele fica numa rua tranquila e com uma pracinha deliciosa logo em frente.

post-isapedro-03

A cozinha foi a principal mudança que vocês fizeram. Foi uma super obra! Como ela foi pensada?

Bom, resolvido que viríamos, fizemos uma primeira visita para que o Pedro conhecesse o imóvel. Pelo que eu lembrava, havia a possibilidade de derrubar uma parte da parede da sala para fazer uma cozinha americana – eu tinha algumas lembranças do apartamento pois um casal de amigos meus morou aqui alguns anos… restava perguntar ao meu avô se poderíamos encarar essa obra, afinal, o apê continua sendo dele… Apesar do meu receio, ele aceitou! Deu sinal verde para mudar o que quiséssemos.

Eu estava obcecada por uma cozinha bacana e de onde eu pudesse interagir com a sala (risos). Com o ok do seu Ary optamos por móveis planejados, mas eu tinha dúvidas quanto ao piso. Não gosto de branco, pois suja muito e piso escuro acho que destoaria do resto. Até que um dia andando por uma loja de reforma e decoração eu bati o olho no piso que imita azulejos coloridos. Me apaixonei na hora. Ele deu todo sentido à cozinha que eu estava imaginando, foi nossa compra mais feliz de toda a obra!

post-isapedro-04

Os móveis da sala são muito charmosos e temos a poltrona como o seu xodó. Como ela se transformou nessa belezura?

A poltrona era da minha avó paterna e, desde a morte dela, andava na casa da minha mãe. Ela reformou, estofou, fez tudo… Quando nos mudamos, minha mãe nos ofereceu a poltrona (agora tínhamos mais espaço). Mas eu não gostava do estofado… Depois de alguns meses pensando no que fazer, descobri as meninas do Lá na Ladeira, escolhemos as estampas e ela ficou assim, lindona!

post-isapedro-05

Fotografia, viagens, música, a sala tem objetos que mostram um pouco da personalidade do casal. Quais traduzem melhor a Isa e o Pedro?

O Pedro gosta muito de música e toca alguns instrumentos. Além de termos o violão e um trompete antigo na sala, ele adora a vitrola que eu dei de presente no aniversário de 2014. Com ele gosta muito de ouvir música em casa, pode ouvir os vinis que estavam guardados. Outro xodó são os ‘action figures’ de Star Wars, que estão em destaque na estante. Eu adoro trazer souvenirs e gravuras de viagens. E já compro sabendo exatamente onde eles ficarão. Não sei dizer um preferido porque todos me remetem a lugares bacanas que conheci.

post-isapedro-06

O que significa viver bem pra vocês?

Viver bem é poder fazer as coisas simples de que gostamos, é ir à praia, ler, ir ao cinema, viajar, ir à feira, cuidar das plantas, ouvir música… É aproveitar a cidade. É se divertir e estar sempre com os amigos e família.

Apezinho gostoso é aquele que te deixa feliz de voltar pra casa todo dia, que reflete o seu jeito de viver e de ver a vida.