era uma vez Villa Epecuén

por Cantão

Quem vê a fantasmagórica Villa Epecuén jamais imagina que aquela região já foi um um famoso balneário de águas curativas na década de 80. Os poderes terapêuticos do Lago Epecuén foram famosos por séculos. Costumava-se dizer que as águas do lago poderiam curar desde a depressão até o reumatismo!

Untitled-14

Com tantas proezas, os primeiros moradores começaram a chegar a Epecuén por volta de 1920 e, aos poucos, o vilarejo foi ganhando fama. Mais de 300 empresas cresceram no local, incluindo hotéis, pousadas, spas, lojas e restaurantes.

Untitled-13

A tragédia começou em 1985, quando uma mudança climática rara fez com que chovesse mais do que o habitual na região e uma barragem que protegia a cidade explodiu. Com a falta de estrutura, o volume de água do Lago Epecuén começou a crescer muito rápido, até que a cidade ficou dez metros abaixo da água e, em 1993, o vilarejo estava completamente submerso.

Untitled-12

Como o nível de água foi subindo progressivamente, felizmente, todos sobreviveram, mas o cenário de destruição é de arrepiar! Da maioria das casas e hotéis restou apenas a carcaça. Em cada canto só se vê os rastros do que já foi alguma coisa, algum dia.

Untitled-11

Esse novo cenário se revelou por volta de 2009, quando as águas começaram a baixar e o que restou de Villa Epecuén começou a aparecer. Só sobraram ruínas e lembranças de um passado distante. Mas a paisagem não deixa de ser encantadora! Árvores secas, que morreram devido à enchente de água salitre do lago, estão por toda parte, cobertas de sal, tornando a paisagem ainda mais mágica.

Untitled-10

A primeira ruína que se encontra ao chegar é o que dizem já ter sido um matadouro de elefantes. Um lugar bastante interessante, mas digno de filme de terror!
Alguns quilômetros após o matadouro, está Villa Epecuén. Quase todas as ruas do vilarejo são tomadas por lama, muitas vezes embranquecidas devido ao sal do lago.

Untitled-8

Pelos caminhos mortos e sem uma alma viva encontrei carcaça de carro, escada que não dá em lugar algum, parque inundado, garrafas antigas espalhadas e muitos, muitos esqueletos de antigos hotéis e construções que parecem que desabarão a qualquer momento.

Untitled-9

O Lago Epecuén tem um nível de sal tão alto que só fica atrás do Mar Morto! Eu não resisti e corri o risco: dei uma provadinha na água! Realmente, é puro sal! Minhas mãos chegaram a ficar ressecadas, cobertas com uma camada de pó branco depois de eu fazer essa gracinha.

Untitled-7

Apesar de ficar a cerca de 600 km de Buenos Aires, a cidade queridinha dos brasileiros, Villa Epecuén ainda não foi descoberta pelos turistas e, pelo que percebemos, as autoridades locais não percebem o potencial que o vilarejo tem. Como eu descobri? Por acaso, em uma das minhas pesquisas ensandecidas por lugares diferentes nesse mundo. Parti para Buenos Aires e fui obsessiva até achar uma forma de chegar a Villa Epecuén! O problema é que ninguém sabia onde ficava o tal lugar!

Untitled-6

Achei uma empresa de ônibus que fazia o trajeto Buenos Aires – Carhue (a cidade mais próxima de Villa Epecuén), mas os horários não eram bons para fazer um bate-volta, então resolvi apelas para as agências de turismo. Uma dessas ficou interessada quando mostrei as fotos do lugar na internet e percebeu que poderia encontrar por lá um produto exclusivo para oferecer. Foi assim que fechamos um passeio para quatro pessoas e… lá fomos nós!

Untitled-4

Até hoje a aldeia não foi reconstruída e a entrada no local é totalmente livre, não há nenhum tipo de restrição ao acesso. Provavelmente você vai sentir um certo medo ao se embrenhar pelas ruazinhas desertas e cheias de lama, mas não há o que temer.

Untitled-2

Viver bem também é sentir frio na espinha e sair do lugar comum!