Foto ou ilustração? No caso de Paula Sgarbi, moça da foto acima, a resposta seria os dois!
A artista passou sua infância na Ásia, crescendo envolta de inspirações constantes: novas culturas, comidas, realidades e cores, muitas cores! Essa vivência só deixou seu olhar mais apurado, fazendo com que ela criasse uma linguagem artística muito singular – e encantadora, é claro.
Desde que conhecemos o projeto fotográfico Cosmic Sun, nos inspiramos com o equilíbrio suave entre as cores e as imagens. Uma pegada meio espiritual, meio ornamental, meio paz e amor!
Conversamos com ela para saber mais sobre sua trajetória e suas inspirações, olha só:
Paula, conta mais sobre sua história!
Sou formada em fotojornalismo de Moda pela Lasalle College of the Arts, em Cingapura, onde vivi por 9 anos até minha formação. Crescer na Ásia tem total influência em quem sou hoje como artista!
Não é toda criança que tem a oportunidade de crescer num lugar que te impulsiona a explorar o desconhecido. Essa busca pelo novo ainda faz parte de você?
Tenho em mim uma vontade constante de criar coisas novas e embelezar o mundo para os que quiserem ver. É bom demais, né? Ver coisas bonitas. Deixa o coração da gente mais colorido também.
Como foi seu retorno pro Brasil e como seu trabalho surgiu?
Quando voltei pra cá, senti necessidade de manter minha carreira como autônoma, livre como sempre. Trabalhei na minha área, com moda, cultura, meio ambiente. Logo, surgiu a ilustração na minha vida.
Qual a história que as suas ilustrações querem contar?
Minhas ilustrações são “ornamentais”, apesar de não achar que é bem essa a palavra.
Elas retratam algo que, ao mesmo tempo que é invisível aos olhos, está lá.
Aquela energia da beleza, do bonito. É bem sutil e feminina, e sinto que ela se manifesta através das ilustrações. Se torna visível.
Fala um pouco mais das técnicas artísticas que você usa?
O projeto Cosmic Sun é uma junção das duas técnicas artísticas que amo: fotografia e ilustração. Ainda não são todas as imagens de minha autoria, mas quero tornar o projeto inteiramente autoral.
O objetivo dele é de trazer beleza e vida às imagens, às coisas desse mundo que registramos através das fotos. Causar alguma coisa, algo que vibre dentro de cada um que veja meu trabalho. A vida, a beleza, a alegria!
Por quê o nome Cosmic Sun?
O nome vem do calendário maia, que têm os kins – são parecidos com os signos, do horóscopo. Sol Cósmico Amarelo (em português) é o meu kin, e traz como características algumas palavras-chaves, entre elas está a Arte, a Beleza, a Vitalidade, o Fogo Universal…
Palavras com as quais me identifico muito, por ter em mim essa fé e esse amor pela arte como missão.
A gente se identifica também, Paula!
Pra sentir essa energia boa, siga o projeto no Instagram! 😉