Um apezinho cheio de música

por Cantão

Quando os amigos Luanna Britto e o Felipe Braz leram o texto do classificado ficaram numa animação só! “Duplex aos pés do Cristo. Duas suítes. Piscina. Laje.” Que sorte! Já o corretor, que os acompanhou na primeira visita, os desanimou: “Vocês já sabem, né?”.
Não, eles não sabiam! O imóvel não era nada fácil de ser alugado.

post_apezinho_lu&fil_01

A cozinha ficava do lado de fora, na varanda, exposta às mudanças de clima. O lavabo tinha um janelão que os deixava à vista dos vizinhos. Fazer xixi ali seria um ato de coragem!
Mas tudo logo se explica: o lugar pertencia à família de um excêntrico cineasta francês, já falecido.

post_apezinho_lu&fil_07

Sua arquitetura cheia de descobertas, espaços vazados e convites a espiadelas era uma dor de cabeça pra imobiliária. Já para os dois queridos, uma alegre surpresa. Ter um apezinho-engraçado-esquisito-inspirador não só era possível, como estava esperando por eles. Coisa de filme.

post_apezinho_lu&fil_02_a

Amigos desde adolescentes em Niterói, eles sempre se deram bem, mas de cinco anos pra cá eles viraram uma dupla inseparável! Isso foi depois que a Lu voltou de Londres. Começaram a viajar pra São Paulo e se descobriram melhores companheiros. E olha que o Fil já tinha decidido que não moraria com mais ninguém. Mas ela o fez mudar de ideia.

post_apezinho_lu&fil_05_a

O amor é tanto e tão sincero, que dá vontade de morar com eles também. Ele é formado em literatura. Hoje é roteirista de TV, cinema e teatro. Ela em jornalismo. Trabalha na Globo e também como roteirista. Os dois têm projetos juntos. E o desenho do apezinho de cinema só fortalece e influencia seus projetos criativos. Tudo ali é inspiração.

post_apezinho_lu&fil_06_a

Os investimentos na mudança não foram tantos, mas fizeram diferença. As cores das paredes lembram a Coyoacán de Frida Kahlo. Vermelho, laranja, amarelo, azul real…
Os móveis e objetos de decoração reforçaram o espírito do lugar. O amigo Anderson Farinelli, que é designer de interiores, o ajudou bastante.

post_apezinho_lu&fil_08_a

O futton ganhou novos pallets. O espelho e uma antiga papeleira de família se casaram com o que é do proprietário e foi mantido. E aí entram os mais charmosos caixotes, quadros e vinis do planeta! Vitrola. Gramofone. Projetor. Praticamente um centro cultural!
E a Lu, o que trouxe? Trocou a sua cozinha por uma bicicleta dobrável, acredita? Só ela!

post_apezinho_lu&fil_03

E assim a vida dos amigos-irmãos se desenrola em um ritmo tão próprio dos dois. Em momentos de silêncio ou de papos intermináveis. Nesse canto meio apê meio casa. Com janelas antigas azuis, passarinho, mico e manga no pé, apesar deles estarem no terceiro andar. Laje, lua, vinho e amor. Mergulho de manhã na piscina geladinha e a proteção das montanhas que abençoam os finais de tarde coloridos.

post_apezinho_lu&fil_10

Tudo bem que pra chegar nesse ponto, eles passaram por dificuldades nada poéticas. Demoraram séculos para colocar internet e tv a cabo. E o vazamento na piscina? Uma ópera. Hoje tudo compensa. O apezinho imaginário é real!

E eles juram que a musa Catherine Deneuve usou a banheira do Fil. E o lavabo virado pra rua não poderia ter outro nome que não o do maravilhoso Zé Celso Martinez Correia. E a gente acredita em tudo!

post_apezinho_lu&fil_09_a

Nós pedimos e eles fizeram uma mini playlist e tanto, olha só:

Salto No Escuro – Jorge Mautner
Branquinha – Caetano
Não Me Ame Tanto – Karina Buhr
Flores Astrais – Secos & Molhados
O Amor é um Rock – Tom Zé
Eu e Água – Bethânia
Brincando – Belô Velloso e Bethânia
Deeper and Deeper – Madonna