no coração da Turquia

por Cantão

A Capadócia, ao contrário do que muitos pensam, não é uma cidade. É uma região de formações rochosas características que compreende algumas cidades, como Kayseri e Göreme, o melhor lugar para se hospedar, de onde sai a maioria dos passeios.

post_lavainana_capadocia_07

Os dias que antecederam nossa viagem à Capadócia não nos deixaram muito tranquilos para o principal objetivo da nossa visita ao local: o passeio de balão. Cinco dias antes de chegarmos a Göreme, aconteceu o fatídico acidente com os brasileiros, em maio de 2013.

Cogitei seriamente desistir de voar, mas pensei que não teria uma oportunidade como aquela tão cedo. Fabiano me encorajou e logo no primeiro dia fechamos o passeio com a Sultan Baloons, uma das agências locais mais tradicionais.

post_lavainana_capadocia_10

O investimento é um pouco alto, mas, pode acreditar, vale cada centavo! O preço varia de acordo com o número de passageiros por cesto, que pode acomodar até 32 pessoas. Escolhemos um balão de 24 pessoas para ter mais conforto e poder curtir melhor a vista melhor. Pagamos 100 euros, depois de dar aquela choradinha, como sempre se deve fazer na Turquia.

post_lavainana_capadocia_06

A chegada ao ponto de decolagem é feita antes do amanhecer. A ideia é levantar voo para ver, de cima, o sol saindo por trás das montanhas. O medo que eu estava sentindo se foi junto com a decolagem super suave a tranquila.

Ver o sol nascer já é um espetáculo por si só, mas ver isso de cima de um balão, com um show de cores à sua frente, é algo inexplicável! Sem dúvida, uma das experiências mais marcantes que se pode viver! O relevo acidentado característico da Capadócia só fica mais bonito acompanhado de um balão a sobrevoá-lo. Lindo!

post_lavainana_capadocia_01

No mesmo dia em que voamos de balão, fechamos um tour para uma antiga cidade subterrânea e para o Ihlara Valley. Como não é possível fazer tudo por conta própria, por causa da distância, fizemos o passeio com a mesma agência em que acertamos o voo de balão.

post_lavainana_capadocia_11

Sendo assim, próxima parada: cidade subterrânea! Ao olhar para o buraco por onde eu teria que entrar, quase não acreditei que seria possível passar por ali. As pessoas deviam ser bem pequenas no passado, porque as passagens são apertadíssimas! Apesar de ser tudo muito bem ventilado, tinha vezes que eu precisava passar pelos túneis rastejando. Além de ser uma experiência interessante, foi um bom exercício!

post_lavainana_capadocia_05

Depois do sufoco de viver por alguns minutos como uma mulher das cavernas, segui para o Ihlara Valley, um parque localizado num vale que mistura muitas rochas, claro, e uma grande área verde. Chegamos pela parte de cima, descemos as escadas e paramos num quiosque delicioso, à beira do riacho. No fim do passeio, uma parada estratégica para admirar o visual da cidade do alto do mirante e conhecer o artesanato local.

post_lavainana_capadocia_04

No dia seguinte fizemos um passeio por alguns pontos um pouco afastados de Göreme e decidimos ir a pé do Centro até o Open Air Museum, que faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. A caminhada é um pouco longa, mas foi o dia que mais curtimos. Saímos desbravando os arredores e encontramos lugares incríveis no caminho!

Chegando ao Open Air Museum, encontramos uma rua com vários restaurantes e lojas de souvenirs. Ótimo para beber uma água, refrescar e olhar as lembrancinhas enquanto se recupera o fôlego para entrar no museu a céu aberto.

post_lavainana_capadocia_02

A entrada para o parque custa 15 liras turcas, cerca de 17 reais. E o que tem por lá? Mais rochas! A vantagem é que há placas explicando os locais: residências, igrejas, conventos etc. Se for entre maio e agosto, prepare o protetor, porque o calor é brabo e tem pouquíssimas áreas com sombra dentro do museu.

post_lavainana_capadocia_09

Em Göreme, uma caminhada revela cantinhos na estrada que, estando de carro, não se tem o prazer de conhecer. As “fairy chimneys”, formações rochosas típicas da região, são um espetáculo e devem ser admiradas com tranquilidade.

Quando se está viajando, nada melhor que andar, andar e andar… É o jeito perfeito de estar completamente presente, de sentir e perceber cada detalhe do lugar. Vale a experiência!

post_lavainana_capadocia_03

Cansou? De volta a Göreme, é só escolher um dos diversos restaurantes charmosos e aconchegantes do centrinho, relaxar e ser feliz!