Quando soubemos que a nova coleção do Cantão se chamava Colcha de Retalhos nos enchemos de alegria e boas lembranças. Um de nossos filmes preferidos tem o mesmo nome (que em inglês é “How to make an American Quilt“) e conta a história de amigas que se encontram para costurar uma colcha de casamento.
Enquanto bordam, elas conversam sobre suas vidas, relembram o passado, reforçam sua amizade. Tudo tão delicado e cheio de sentimento, que desde que assistimos ao filme sonhávamos com um momento igual.
E não é que ele chegou? Recebemos da equipe Viver Bem um saco recheado de retalhos com um convite: “Criem peças de decoração que sejam fáceis de serem reproduzidas por quem lê o blog!”. Nossa, que demais!
Ficamos animadíssimas e cheias de ideias pra colocar o projeto em prática. Chamamos amigos queridos para um encontro no apezinho das Pereiras (feito pelo super Zé) e convidamos a Lídia, costureira de mão cheia, para ser a estrela de nossa tarde.
Criamos um painel no Pinterest, onde colocamos algumas sugestões e aí a inspiração rolou solta!
Não imaginávamos que criaríamos tanta coisa! Os retalhos se espalharam por toda sala. Até a tábua de passar foi requisitada pra deixar os tecidos prontos para as nossas artes.
Nossa tarde foi deliciosamente analógica e nos fez experimentar hábitos do tempo de nossas mães e avós. E do filme querido. E do tema da coleção! Quer copiar em casa também? Aqui vão algumas dicas importantes:
– Analise os objetos de sua casa com carinho. Muita coisa pode ser reciclada com os retalhos, por isso, antes de colocar a mão na linha e agulha, pense no que quer criar. Você pode resolver tudo com o próprio talento ou pedir uma ajuda a uma costureira amiga.
– Compramos bastidores de três tamanhos (baratinhos!), separamos porta-retratos antigos, uma garrafa azul de vinho cheia de potencial, vasinho de cactus, letras de madeira (D, F e G), barbante, corda e linha. O investimento foi quase nada.
– Um pontinho aqui e outro ali são suficientes para arrematar a grande maioria das peças. Pequenos nós também ficam bem bonitos.
– O efeito causado pelos bastidores nos surpreendeu! Com menos de R$ 30 reais você ocupa uma parede e arranca elogios entusiasmados.
– Aposte na alegria das bandeirinhas e almofadas. Elas podem ter o tamanho e forma que você quiser. Não se prenda a padrões.
– Um recorte de lã perdido pode virar um charmoso centro de mesa. Ele foi altamente disputado pelo grupo!
– Velcro pode ser um bom acabamento para almofadas. Não se esqueça de comprar o enchimento. São bem baratinhos!
Viajamos nas formas, cores, tamanhos, estampas e texturas. Quando vimos os produtos prontinhos, nos apaixonamos profundamente. Cada amigo ficou com um objeto, símbolo daquela tarde onde todos se ajudaram e ficaram surpresos em como ser feliz pode ser simples.
Nossa “Colcha de Amigos” nos deixou muito orgulhosos! Ela foi assinada pelas Pereiras, Lídia, Jacke, Lili, Ze, Camis, Mari, Edu, Camila, Nique e Lu.
Valeu a pena esperar.
Nosso momento foi único e do jeitinho que sonhamos! Que belo encontro. 🙂