a bordo do trem folk

por Cantão

Em 1970 alguns dos maiores artistas do mundo – Janis Joplin, Grateful Dead, Buddy Guy e outros – tiveram a ideia de fazer uma turnê conjunta de trem pelo Canadá. A história dessa viagem foi imortalizado anos depois, no filme “Festival Express” (2003).

Possivelmente inspirado neste longa, três bandas folk dos dias de hoje resolveram embarcar num trem e documentar sua jornada musical. “Big Easy Express” (2012) traz o Mumford and Sons, o Old Crow Medicine Show e o Edward Sharpe and the Magnetic Zeros numa turnê conjunta de Oakland à Nova Orleans.

O filme é dica boa pra assistir no fim de semana e se inspirar na vibe de Colcha de Retalhos, dá o play no trailer pra conferir:

Com fotografia e direção de Emmet Malloy, o documentário inspirador traz paisagens lindas pelos EUA, o backstage divertido pelos vagões e jams incríveis das bandas. E vale conhecer cada uma delas!

A Mumford and Sons é uma banda inglesa criada em 2007 por Marcus Mumford e mais três amigos. O estilo musical da banda é uma grande mistura: rock e folk com algumas pitadas de bluegrass, estilo musical que tem preferência pelos instrumentos acústicos. A boa notícia é que eles já estão no line-up do Lollapalooza do ano que vem!

A californiana Edward Sharpe and The Magnetic Zeros é mais psicodélica.
Mas a multiplicidade de instrumentos e sons traz uma leveza que é indispensável ao bom e novo folk. Escuta só:

Já a Old Crow Medicine Show, banda de Nashville, tem uma vibe mais misturada ao country:

Com muitos banjos, violões, contrabaixos e gaitas, o filme parece nos transportar para décadas remotas. Tá aí a prova que este espírito hippie e aventureiro dos anos 70 ainda não morreu!

Fica difícil assistir sem se imaginar tendo a sorte de conseguir um ticket e entrar em um cantinho do vagão e ver tudo enquanto o circo pega fogo!