entrevista: Ana Kraš

por Cantão

Ana Kraš (se pronuncia “crash”) tem algo de especial. A artista nasceu na Sérvia, mas foi em Nova Iorque que fortaleceu a sua carreira. Ela se dedica a um trabalho criativo cheio de personalidade como designer, fotógrafa e ilustradora — com obras incríveis que mostramos neste post.

Multifacetada, ela é uma das mulheres que inspiram a coleção Colcha de Retalhos. Conversamos com ela para saber mais sobre sua carreira, sua passagem pelo Brasil e a participação em nossa campanha, vem ver:

Essa é a primeira vez que você vem ao Brasil? O que está achando?

Sim. É a primeira vez e estou apaixonada. Sou obcecada por arquitetura e reservei todo o meu tempo livre aqui no Rio para andar pela cidade e observar as construções, o design, o uso de diferentes materiais e as telhas, o meu detalhe favorito no visual dos lugares por onde passo.

Como aconteceu a conexão com o Cantão?

Sou amiga do Marcelo Gomes, fotógrafo da campanha de inverno e responsável por essa “ponte” entre o Cantão e eu. De cara já me identifiquei com a marca e achei interessante participar.

post_anakras_coverdevendra

Alguma peça específica dessa coleção que você tenha gostado?

Muitas coisas! Fiquei fascinada com as estampas das camisas e também as calças que são muito confortáveis, ideais para o clima do Rio de Janeiro. Mas sem dúvida a minha peça preferida é a bolsa de madeira!

post_anakras_bonbonlamps

Você se dedica a muitas áreas diferentes – é modelo, artista plástica, designer, fotógrafa… Existe alguma que você dá mais atenção?

Pra falar a verdade eu não me considero uma modelo, não é uma coisa que eu faça muito, não tenho uma agência. Faço quando me identifico com a proposta. Sou artista plástica, designer de móveis, desenhista e fotógrafa. Cada coisa é muito diferente da outra, e tento fazer tudo ao mesmo tempo. Não posso dizer que exista uma atividade primária.

O design de móveis envolve projetos mais longos, que precisam de estudo e demoram até o produto final estar pronto. Já a fotografia e o desenho são mais instantâneos. Mas amo tudo que eu faço!

post_anakras_photosatelier

Curte algum artista brasileiro?

Gosto muito da arquitetura brasileira, não saberia citar nomes específicos, mas acho que os arquitetos que fizeram 80% dos prédios da cidade do Rio de Janeiro são verdadeiros gênios! Não consigo lembrar a última vez que me senti tão inspirada…

Meu próximo projeto de móveis será exposto na semana de design de Nova York e é incrível, porque pra onde quer que eu olhe por aqui vejo a mesma paleta de cores que usei. Estou totalmente encantada! Mas de todos os artistas brasileiros o meu preferido é o Caetano Veloso. Fiquei muito feliz, pois consegui assistir a um show dele aqui.

post_anakras_paintings

Você acha que há uma conexão entre arquitetura e moda?

Com certeza. Ambas são criações de pessoas para outras pessoas viverem ou vestirem. Na moda e na arquitetura dos anos 70, por exemplo, a semelhança é muito clara. Hoje é mais fácil de notar pela funcionalidade e praticidade das coisas nas duas áreas, que é o grande foco do momento.

post_anakras_designs

Ainda vai ficar mais tempo no Rio? Pretende conhecer algum lugar específico?

Ainda fico uma semana depois das fotos. Vou para Alto Paraíso de Goiás, uma região com cachoeiras lindas e depois para São Paulo. Da próxima vez que eu vier quero muito conhecer a Bahia.

Fique de olho no portfolio dela e aguarde mais novidades de Colcha de Retalhos.

créditos das fotos: ana kraš