pra curtir a 2

por Cantão

Já sabe o que vai fazer no Dia dos Namorados? Uma coisa é certa: enfrentando filas que não é! Vale muito mais uma comemoração íntima do que se estressar, né? Pensando nisso, a gente pediu para a Zazá Piereck, do delicioso Zazá Bistrô, preparar um menu completo bem saboroso para você mimar seu ♡!

Como entrada, crudités com molho agridoce de ervas frescas; de prato principal, risoto de beterraba com queijo de cabra brullée (hummm!); e de sobremesa, uma dica inspirada no famoso casal Romeo e Giulietta.

Garanto que o conselho de nossas avós sobre conquistarmos e sermos conquistadas pela barriga não era em vão. Vejam só, esse ano completo 21 anos de casada“, disse a Zazá. Com certeza elas estão cobertas de razão!

Copie as receitas e que a sua sexta-feira seja tranquila e cheia de amor!

Entrada — Crudités com molho agridoce de ervas frescas

Você vai precisar de:

1 beterraba grande
1 cenoura grande (ou 2 pequenas)
1 caixinha de tomate cereja

Ingredientes para o molho:

100 ml vinagre de arroz
100 ml de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
10 g de pimenta dedo-de-moça picada
1 colher de café de sal
Folhas de menta picadas a gosto
Salsa picada a gosto
Coentro picado a gosto
Gergelim a gosto

Como fazer:

Retire as cascas, e corte a beterraba e a cenoura em palitos, e adicione os tomatinhos. Para o molho, é só misturar todos os ingredientes e despejar sobre os vegetais.

Prato principal — Risoto de beterraba com queijo de cabra brullée (rende 2 porções)

Você vai precisar de:

2 beterrabas inteiras com casca
150 g de arroz arbóreo
50 g de cebola picada
50 g de manteiga
100 ml de vinho branco
400 ml de caldo de frango ou de vegetais fervente (a Zazá costuma fazer seu próprio caldo, mas para facilitar, compre pronto — e fique atenta à gorduras e sódio elevados)
4 colheres de sopa de purê de beterrabas
2 fatias de 1/2 centímetro de queijo feta
100 g de queijo grana padano ralado
Açúcar cristal para queimar
Sal a gosto

Como fazer o purê de beterrabas:

Enrole as beterrabas em papel laminado e leve ao forno baixo (150°C) por aproximadamente 2 horas até que fiquem macias. Depois, descanse as beterrabas e processe-as em liquidificador até alcançar o ponto de um purê liso. Se preferir, você pode adicionar um pouquinho de água para facilitar o processamento.

Como fazer o risoto:

Refogue a cebola em uma colher de sopa de manteiga por 4 minutos até que fique translúcida. Em seguida, adicione o arroz e refogue por cerca de 4 minutos. Adicione o vinho mexendo sempre, e adicione o caldo aos poucos até o arroz ficar cozido al dente. Para finalizar, junte 4 colheres de sopa de purê de beterrabas assadas, o queijo e o restante da manteiga. Tempere com sal a gosto.

Montagem do prato:

Para fazer o queijo brullé (queimadinho) polvilhe a fatia de queijo com o açúcar e queime com maçarico até obter uma camada de açúcar bem caramelizada. Se não tiver maçarico, você pode esquentar as costas de uma colher.

Sobremesa — Sorvete de queijo e Goiabada cascão

Pra facilitar sua vida, compre um sorvete de queijo (você encontra na Sorveteria Itália ou Mil Frutas!) e uma boa goiabada cascão. Coloque um pedaço da goiabada no microondas e sirva sobre o sorvete.

Sucesso garantido e trabalho quase zero.

Se ainda assim você preferir curtir o clima romântico, a gente sugere (é claro!) o menu especial de Namorados do Zazá Bistrô: dá para escolher entre os quatro menus fechados com direito a uma taça de Ponche Alegria Yaguara! Mais infos e reservas aqui.

All we need is love! 😉