art spaces: porto alegre

por Cantão

Nossa série de art spaces por aí desembarca dessa vez em Porto Alegre e mostra que a cidade também borbulha inspiração. Vem ver as dicas de lugares imperdíveis para visitar:

Fundação Iberê Camargo: o espaço foi criado em 1995 com o objetivo de divulgar e preservar a obra de um dos artistas mais importantes do século XX. O instituto conta com mais da metade da produção que o artista Iberê Camargo deixou — cerca de 5 mil obras entre pinturas, desenhos e guaches, além de documentos acerca de sua carreira.

Às margens do rio Guaíba, o prédio é uma obra a parte — o projeto arquitetônico foi ganhador do Prêmio Leão de Ouro, da bienal de Veneza. A visita além de fazer bem aos olhos, é parte viva da história da arte do nosso país!

Vai lá: Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal, Porto Alegre

post_capa_ccmq_01

Casa de Cultura Mario Quintana: pensa em um lugar grandioso e lindo de viver. Uma construção cor de rosa antigo com uma rua passando entre seus dois prédios. Durante muitos anos, a construção abrigou um dos mais badalados hotéis de Porto Alegre — e claro, foi endereço de um dos poetas brasileiros mais incríveis de todos tempos, Mario Quintana, que dá nome ao centro cultural.

post_capa_ccmq_02

Hoje, a casa oferece inúmeras opções de lazer e cultura para todas as idades como espaços dedicados a espetáculos de arte, salas de cinema, galerias, livraria e cafés. Uma das dicas imperdíveis é assistir o pôr do sol do rio Guaíba no terraço da casa. É poesia que não acaba mais.

Vai lá: Rua dos Andradas, n.° 736, Centro Histórico

post_capa_margs-01

MARGS: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul fica no centro histórico da cidade em uma construção de tirar o fôlego. Parada obrigatória para quem quer entender melhor sobre os grandes artistas gaúchos, já que tem o maior e mais importante acervo dedicado a produção local. Vale se programar para passar mais tempo no museu e emendar um almoço no Bistrô ou um lanche no charmoso Café do MARGS.

Vai lá: Praça da Alfândega, s/n – Centro

Delícia mesmo é poder explorar novos lugares carregados de história!

créditos das fotos: Mathias Cramer e Alina Sousa. 

minibio_outros-colabs_mary_140903