a vida de nina

por Cantão

É fã da lendária cantora, pianista, compositora e ativista Nina Simone? Então não dá para perder o documentário “What Happened, Miss Simone?” que estreia no Netflix no próximo dia 26/06.

Embalado por hits inesquecíveis, o trailer mostra gravações e momentos raríssimos, relembrando a trajetória musical e pessoal da cantora. O lado ativista, que é um importante capítulo na vida dela, também é relembrado:

“Minha mãe foi uma das maiores artistas de todos os tempos. Quando se apresentava, ela era uma anomalia. Ela era brilhante, ela era amada”, diz a filha Lisa, para depois concluir: “As pessoas acham que quando ela entrava no palco, se tornava Nina Simone. Minha mãe era Nina Simone o tempo todo, e foi aí que isso se tornou um problema”.

A direção é de Liz Garbus, e traz cenas raras e depoimentos que mostram toda a genialidade da diva, desde a infância até a morte, em 2003. O longa abriu em janeiro deste ano o Sundance Film Festival e recentemente foi exibido no festival internacional de documentários É Tudo Verdade, em São Paulo.

post_capa_doc_ninasimone-01

Eunice Kathleen Waymon foi uma pianista prodígio (começou a tocar aos 3 anos!) e sonhava em ser a primeira concertista negra de piano dos EUA. Ela adotou o nome artístico na adolescência, quando passou a tocar em bares.

Além de uma das artistas mais renomadas de todos os tempos, Nina Simone segue como um dos grandes ícones na luta pelos direitos civis.
Inspiração pura.