fortaleza escondida

por Cantão

Já ouviu falar do Forte Duque de Caxias? Também chamado de Forte do Leme, o local é um cartão-postal pouco explorado no Rio. Da praia só se vê uma bandeira do Brasil fincada no alto do morro, mas lá em cima a história é outra!

post_fortedoleme02

O ponto, que faz parte de uma área de proteção ambiental, foi restaurado e aberto à visitação em 2010. Ele fica no alto da Pedra do Leme e foi construído no início do século XX nas ruínas do antigo Forte da Vigia, que era utilizado para facilitar a observação do fluxo de navios na Baía de Guanabara.

post_fortedoleme01

Para chegar ao topo, você sobe uma agradável trilha por uns 20 minutos, com vários pontos de descanso. No topo, é possível visitar um memorial a Duque de Caxias, galerias com exposições e até instalações militares como antigos paióis. Bom para diversificar os passeios históricos na cidade!

post_fortedoleme03

A melhor parte é a vista, claro. Lá do alto dá para ficar admirando — de vários ângulos — as belezas da princesinha do mar, Copacabana, as maravilhosas ilhas da Baía, o Cristo Redentor, a encosta oculta do Pão de Açúcar, a incrível Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, e até mesmo Niterói!

A dica de ouro? Dá para ir de bike e guardá-la em um bicicletário no final da praia. 😉

Vai lá: de terça a domingo, das 09h30 às 16h30 na Praça Almirante Júlio de Noronha – s/nº, Leme. Ingressos: R$4 e R$2 para meia. Estudantes e professores em vistas agendadas não pagam.

minibio_meninas cantao_-morena01_140903