entrevista: cozinha literária

por Cantão

Um livro na mão, um pé na cozinha. É assim que a carioca Carol Poli descreve o Cozinha Literária, nosso mais novo blog favorito — e novidade inspiradora para quem adora literatura e culinária. Nos últimos 4 anos, ela integrou nosso time colorido da Estamparia — e ficou conhecida como uma verdadeira máquina de estampas incríveis!

Recentemente, Carol se mudou para Florianópolis para ficar pertinho do marido e dar asas aos seus projetos pessoais. Entre eles o blog, que idealizava há um tempão. Conversamos com ela para matar a saudade (que já é forte!) e saber mais sobre o projeto:

post_cozinhaliteraria_01

No blog Cozinha Literária você une dois hobbys – a culinária e a literatura. Como nasceu essa ideia?

Eu sempre fui uma nerd de carteirinha, ler é um vício que tenho desde criança.
E depois de casar e mudar, comecei a aprender a cozinhar e gostar. Um dia falei pro meu marido que ia fazer pra ele um prato inspirado num livro que eu amava, “O amor nos tempos do cólera” do Gabriel Garcia Márquez, e a gente ficou brincando que isso podia virar um projeto. Então, nesse ano, decidi botar em prática!

post_cozinhaliteraria_02

As escolhas literárias dizem muito sobre alguém. Quais seus gêneros favoritos?

Eu sou bem eclética, gosto de ler coisas diferentes. Lá no blog dá pra ver, já postei sobre clássicos, thrillers, romances e até sobre um livro de autoajuda. Se for bom, eu tô dentro!

post_cozinhaliteraria_06

Qual seu livro favorito (até então)?

Ih, impossível escolher um só! Aquele negócio, cada hora é um diferente (risos). Mas esses daqui eu amo: “Capitães da Areia” do Jorge Amado; “Cem Anos de solidão”, do Gabriel Garcia Márquez; “O silêncio da chuva” do Luiz Alfredo Garcia-Roza; o “Livro do Desassossego” do Fernando Pessoa. Também gosto dos livros do John Green, que são mais pop, mas também ótimos!

post_cozinhaliteraria_03

Como é o processo de criação das ilustrações que abrem os posts?

É a parte mais difícil! Eu sempre tento me inspirar no livro e fazer uma brincadeira com o conteúdo do post. Tem umas ideias que vem de estalo, outras eu fico penando. Mas é um desafio legal, tentar traduzir em imagem o que eu coloquei em palavras.

post_cozinhaliteraria_04

Agora falando em comida… o que não falta na sua cozinha?

Ah, eu gosto de fazer comida gostosa e fácil de preparar. Para quem tá começando (eu ainda me considero uma iniciante) é legal saber fazer algumas coisas para você comer bem e saudável. Aqui em casa, comemos muito peixe, muita salada, e quando tá mais friozinho sempre tem sopa no jantar. E eu tenho um ponto fraco: adoro fazer sobremesa! Mas não faço sempre porque senão não dá, né?

post_cozinhaliteraria_05

E os próximos planos para o Cozinha Literária?

Os planos ainda são secretos! (risos) Para falar a verdade, eu ainda não sei. Comecei o projeto para me divertir mesmo, e quem sabe um dia ganhar livros. Meu marido vive dizendo que eu gasto todo nosso dinheiro com livros.

Ah conta, vai. Um livro, talvez?

Ia ser incrível!

Já estamos na fila do autógrafo! Para ficar de olho nas novidades da Cozinha Literária, é só acompanhar pelo blog e pelo instagram.