quando o offline encontra o online

por Cantão

Artistas de todos os tipos são inspirados diariamente por tudo o que está ao seu redor. Na tentativa de criar algo diferente e inovador, transformam em realidade ideias que até vermos com nossos próprios olhos, parecem não fazer sentido algum.

tumblr_ngmqfow3Xo1sqatlgo1_500

INSA, artista baseado no Reino Unido, é um deles. Ele sempre quis que o offline e o online andassem juntos em sua arte — e pensando nisso, criou o projeto que batizou de GIF ITI, ou seja, gif + grafitti.

post_INSA_GIFIt_01

A ideia nasceu do questionamento do artista de como seu trabalho era consumido na internet, e da forma como as obras que, normalmente, levam tempo para serem feitas, são vistas online: reduzidas em tamanho e muitas vezes, depreciadas pela baixa resolução. Então, porquê não criar uma arte que possa apenas ser visualizada digitalmente?

tumblr_mmmtejEp8s1sqatlgo1_1280

Funciona assim: o artista faz obra e a fotografa. Depois, em cima da obra já feita, são realizadas alterações e fotografada novamente. Pronto! Quando vai pra internet, já está em formato de GIF. Se você esbarrar por um dos murais de INSA pelo mundo, poderá conferir sua versão analógica no local, e também vê-la em formato de GIF baixando o app GIF ITI Viewer.

post_INSA_GIFIt_02

Recentemente, o artista realizou um feito ainda maior: criou um GIF ITI possível de ser visto do espaço. E o local escolhido para a realização do projeto não podia ser melhor: o Rio de Janeiro!

tumblr_nit13uyiJ01sqatlgo1_500

Realidade aumentada é inspiração pura!