a letra das pessoas

por Cantão

Emoticons, fontes e caracteres estão botando para escanteio os papéis de carta, os desenhos à mão e as canetinhas coloridas…

Em uma época onde os bilhetinhos e cartas de amor manuscritas perdem espaço para as práticas e efêmeras mensagens de celular, uma brincadeira resgata todo o afeto e a verdadeira espontaneidade que a letra cursiva de cada um de nós expressa.

Essa é a ideia do #ALetraDasPessoas, um desafio lançado no Instagram para as mãos que já se acostumaram com os teclados. Conversamos com Clarinha Gomes – ilustradora e quadrinista do Bichinhos de Jardim – e mente por trás desse movimento saudosista que a gente adorou:

post_letradaspessoas_01

O que inspirou a criação do #aletradaspessoas?

Eu vi um post com uma listinha de compras da minha amiga Juliana Freitas, no Facebook, e fiquei pensando nessa coisa da letra de mão, que se perdeu um pouco nesses tempos de mensagens instantâneas e digitais. Aí comentei a frase: “uma coisa que a gente não conhece mais: a letra das pessoas”. Resolvi escrever à mão, obviamente, e postei no Instagram e Facebook no domingo à noite. Comecei a receber respostas da mesma forma, em foto, com letra de amigos chegados. Até minha mãe mandou!

post_letradaspessoas_02

Você acha que a iniciativa acabou virando um debate ou até mesmo uma crítica a um avanço rápido demais da tecnologia?

Não acredito que tenha virado debate, estamos na era da imagem instantânea.
Até mesmo essa onda (que de ontem pra cá cresceu bastante, estou conferindo aqui), é algo efêmero. A gente tenta se reencontrar através dessas correntes, mas é tudo muito fluido. De toda forma, está sendo divertido. Talvez seja a simplicidade da coisa que esteja despertando esse encantamento…

post_letradaspessoas_03

Essa relação é mesmo afetiva. Só pessoas íntimas conhecem a letra umas das outras… você chegou a receber alguma cartinha em mãos desde que lançou a hashtag ou só fotos?

Em mãos, não. Mas gostaria!

post_letradaspessoas_04

Um beijo e um obrigada pra Clarinha por fazer a gente lembrar de valorizar o bom e velho papel e caneta!

Nós também embarcamos na brincadeira e chamamos as meninas do nosso Departamento Visual (Estamparia e Design Gráfico) para participar.
Agora é sua vez: mostre sua letra linda (ou garrancho!) para todo mundo! 😉

Para participar é só postar uma foto com #aletradaspessoas e #viverbemporai para a gente conhecer a sua letra.