10 podcasts inspiradores

por Cantão

No final do ano passado fiz uma longa viagem pela Califórnia de carro, e depois de muitas horas ouvindo todo o meu repertório musical, descobri uma alternativa bem interessante para acompanhar as lindas estradas: os podcasts.

post_podcastslista-01

Para quem não conhece, os podcasts são como episódios narrados que misturam história, música e cultura, com a participação de um ou vários comentaristas.
Apesar de pouco conhecidos por aqui, eles já fazem parte da rotina de quem curte ouvir conteúdos críticos e educativos.

A minha busca despretensiosa começou pelos mais populares do aplicativo Podcasts no meu iPod: ouvi sobre crimes policiais, a origem das cores, histórias curiosas sobre a escuridão e até guias de meditação. Agora que viciei, sempre escolho os temas de acordo com o meu humor ou cansaço.

post_podcastslista-02

Quando estou me sentindo cheia de ideias e pronta pra criar, escuto a sessão “How to do everything“, do site How Stuff Works. Se bate aquela saudade dos tempos de escola, ouço “Stuff you missed in History Class“, que é uma boa dose de conhecimento!

Nos momentos que quero me atualizar da política mundial, clico no canal da BBC, “Global News“. Para me interar sobre o universo do design, também gosto bastante do “IDEO futures“.

post_podcastslista-04

E tem muito brasileiro produzindo conteúdos originais e incríveis! Para ouvir sobre cultura pop, vale se divertir com o pessoal do “Nerdcast” (é o podcast mais famoso do Brasil!) e o “Escriba Café“, que traz episódios sobre a história do mundo.

post_podcastslista-03

Quem curte música, por exemplo, tem que ouvir o “Café Brasil” e o “Scream & Yell“, que são dois experts no assunto. Outras dicas para quem curte temas criativos: o “On the Grid” (sobre design) e o sempre inspirador “TED Talks” – os dois são para quem tem inglês mais avançado.

post_podcastslista-05

Como são arquivos digitais, dá para encontrar os podcasts e baixá-los sites que produzem este conteúdo ou até mesmo ouvi-los por streaming – ou seja, você clica e ouve de qualquer lugar.

Quer pesquisar mais e mais? Então é só dar uma olhada na Wikicast, uma enciclopédia brasileira de podcasts.

Agora é só dar o play e senta que lá vem a história!