da série: livro de cabeceira

por Cantão

Uma novidade quentinha nas estantes das livrarias e que já está voando para a nossa cabeceira é o livro “Queria ter ficado mais” (Editora Lote 42), dica de ouro para quem adora (assim como a gente!) cartas e diários autorais de viagem.

post_livrodecabeceira_queriaterficado_01

A obra traz os relatos de doze mulheres, que contam suas experiências em diferentes cidades do mundo através de cartas reunidas.

post_livrodecabeceira_queriaterficado_02

A proposta foi fugir dos típicos guias de turismo e trazer à tona textos com uma abordagem autoral e sensível. O estilo do texto de cada uma das 12 autoras é tão diferente como as cidades sobre as quais elas escrevem. É bem possível que você se identifique muito com uma história e nada com outra. 🙂

post_livrodecabeceira_queriaterficado_03

O projeto gráfico desenvolvido pela designer Luciana Martins merece atenção pelo formato inovador: os capítulos vem em folhas soltas, dobradas e acomodadas dentro de envelopes, como se fossem cartas enviadas pelos lugares pelos quais as autoras passaram.

post_livrodecabeceira_queriaterficado_04

Os envelopes são ilustrados pelas aquarelas delicadas da artista Eva Uviedo, criadas especialmente para cada história.

post_livrodecabeceira_queriaterficado_06

O livro inspirador conta com a participação de Clara Averbuck (escreveu sobre Londres), Barbara Heckler (Barcelona), Bruna Tiussu (Valência), Cecília Araújo (Israel e Cisjordânia), Cecilia Arbolave (Buenos Aires), Clara Vanali (Roma), Florencia Escudero (Yangshuo), Isis Gabriel (Paris), Ligia Braslauskas (Berlim), Lívia Aguiar (Istambul), Luciana Breda (Tóquio) e Olívia Fraga (NY).