Uma novidade quentinha nas estantes das livrarias e que já está voando para a nossa cabeceira é o livro “Queria ter ficado mais” (Editora Lote 42), dica de ouro para quem adora (assim como a gente!) cartas e diários autorais de viagem.
A obra traz os relatos de doze mulheres, que contam suas experiências em diferentes cidades do mundo através de cartas reunidas.
A proposta foi fugir dos típicos guias de turismo e trazer à tona textos com uma abordagem autoral e sensível. O estilo do texto de cada uma das 12 autoras é tão diferente como as cidades sobre as quais elas escrevem. É bem possível que você se identifique muito com uma história e nada com outra. 🙂
O projeto gráfico desenvolvido pela designer Luciana Martins merece atenção pelo formato inovador: os capítulos vem em folhas soltas, dobradas e acomodadas dentro de envelopes, como se fossem cartas enviadas pelos lugares pelos quais as autoras passaram.
Os envelopes são ilustrados pelas aquarelas delicadas da artista Eva Uviedo, criadas especialmente para cada história.
O livro inspirador conta com a participação de Clara Averbuck (escreveu sobre Londres), Barbara Heckler (Barcelona), Bruna Tiussu (Valência), Cecília Araújo (Israel e Cisjordânia), Cecilia Arbolave (Buenos Aires), Clara Vanali (Roma), Florencia Escudero (Yangshuo), Isis Gabriel (Paris), Ligia Braslauskas (Berlim), Lívia Aguiar (Istambul), Luciana Breda (Tóquio) e Olívia Fraga (NY).