Acampar ao ar livre é uma delícia – e uma aventura, sempre!
Quem não gosta de acordar com o barulhinho das cigarras e ir dormir com um céu de vagalumes? Sem falar em ficar off da vida urbana e de todos os estresses da cidade grande. Se desconectar é a cereja do bolo. Só que todo ritual de acampamento tem os seus perrengues… é claro que no final eles sempre vão render uma ótima história, mas tem alguns que dão para evitar! Então se liga nessas dicas pra você poder curtir a natureza sem nenhuma frescura:
É sempre bom garantir que sua barraca seja impermeável, ou que tenha alguma lona para proteger da chuva. Nunca se sabe quando o tempo vai mudar, e principalmente no verão sempre rola aquela chuva pra refrescar. Numa dessas pode molhar tudo e transformar a sua viagem numa furada.
Outro item que faz diferença para os aventureiros de plantão é o colchão inflável!
Só a barraca ou só o saco de dormir não dão conta, e pra quem passa o dia inteiro caminhando e fazendo trilhas uma boa noite de sono é a pedida! Um travesseiro também não é nada mal, mas é um item de luxo para quem estiver carregando muito peso!
Da série “não dá pra esquecer de jeito nenhum” estão: o repelente, a lanterna e o protetor solar. Esse trio aí é indispensável pra qualquer tipo de acampamento. Seja praia ou cachoeira, é o kit básico para se ter na bolsa!
Outro item de lei também é a “farmácia portátil“. Leve um analgésico para dores de cabeça (exposição excessiva ao sol é mal-estar na certa), alguns curativos e um spray antisséptico. Se machucar em trilhas ou em pedras é muito comum, mas não é motivo para estragar a viagem de ninguém, então tenha sempre a mão um kit de primeiros socorros.
Para quem pretende cozinhar no camping, além das comidinhas é bom levar seus próprios talheres e panelas. Muitos campings disponibilizam uma cozinha com alguns utensílios, mas dependendo da quantidade de pessoas que pensaram que nem você e também querem preparar um rango, a colher de pau vai ficar disputada! Não custa nada levar um prato, um garfo, uma faca e uma panelinha modesta. Vai te ajudar, pode ter certeza!
Ah, e quanto as roupas, consulte a previsão do tempo e leve somente o necessário! Um bom tênis, um chinelo confortável, aquele seu biquíni preferido, um casaco se estiver mais frio e pronto. Nada de colocar o armário todo na mochila! Pode acreditar, você não vai precisar e só vai ser mais um peso para carregar. Desapego é a palavra.
Minha última dica, mas talvez uma das mais importantes: leve uma sacolinha para o lixo na sua mochila. A natureza tem a capacidade de recarregar todas as suas energias e vai te proporcionar uma viagem incrível, então não custa nada retribuir e deixar ela do jeitinho que você encontrou! Sempre que consumir algo nas praias ou nas trilhas, guarde no seu saquinho de lixo e depois jogue fora no devido lugar!
Pronto, agora só arrumar a mochila e se jogar! Explore todas as trilhas que puder, e aproveite o tempo longe das buzinas para se explorar também.
Pode rolar um perrengue ou outro, mas vai por mim, acampar sempre traz paz! 🙂