mochilão ásia: pelas águas do laos

por Cantão

Depois de Mianmar e da Tailândia, minhas amigas e eu colocamos as mochilas nas costas mais uma vez. Agora para explorar o nosso próximo país-destino: o Laos.

post-templo-laos-lb

Depois de mais de um mês, pudemos aproveitar um café da manhã de verdade: pãezinhos e cappuccino, finalmente! A primeira parada foi na principal cidade do país: Luang Prabang. Um mix de ocidente e oriente equilibrado e natural: livrarias levemente sofisticadas de um lado e a espiritualidade pulsante do outro.

post-tuktuk

É uma cidade perfeita para alugar uma bike e começar a rodar! São templos que não acabam mais – e muitas vezes, vazios! Mas a maior atração da cidade são as cachoeiras. Ficam a 36km do centro, então você pode ir de moto, de bike ou de tuktuk. Umas amigas já tinham ido de bicicleta, não aguentaram o percurso e acabaram pedindo carona!

post-cachoeira01

É verdade que a distância é moleza de bike, mas quando se soma uma ladeira com estradinha de terra e poeira sem fim… fica mais difícil, né? Optamos pelo tuktuk mesmo… e não nos arrependemos nem um pouco.

post-tattoonacachu-laos

O lugar é incrível! Vale chegar cedinho para curtir o parque pela manhã… não precisa nem dizer como nossas energias se renovaram depois desse mergulho!

post-ponte-lg-cristal

Luang Prabang é cortada pelo rio Mekong, e esse foi nosso primeiro contato com ele! Vale muito atravessar o rio e desbravar. O lugar é ideal para tirar uma soneca nas margens do rio e depois devorar uma pizza artesanal…

post-luangp-sun

Outra ótima pedida é ver o pôr do sol do alto do monte Phu Si. Falando em comida, quando você descer desse monte, a feira que toma a rua principal já terá começado e é lá que você pode passar a noite inteira. E essa é a minha parte favorita em viagem, então não preciso nem dizer… por mim, saia dando uma mordida em cada opção. Parecia que eu queria engolir a feira para mim!

São muitas opções exóticas e deliciosas e o melhor: tudo pechincha! Por exemplo, lá dá para aproveitar vegetarianos all you can eat por apenas 1 dólar.

post-sunset-luang

A segunda parada foi em Vang Vieng, uma cidadezinha bem agradável entre montanhas. Tinha de tudo para ser um point super relax, mas é muito (muito!) festeira.

post-boias-bares

O tubing é uma das atrações por lá: você aluga uma boia e vai descendo o rio todo. Na beira do rio dá para encontrar vários bares, mas eles são um pouco mal frequentados, melhor evitar.

post-vangvieng

Outro hotspot por lá é a blue lagoon, que merece uma tarde só para ser admirada…

post-vangviengblue lagoon

A última parada foi Don Det (também conhecida como Si Phan Don ou 4000 Islands). É um complexo de quatro mil ilhas, em que você finca a sua âncora na principal, Don Det.

post-praia-bufalo

E mesmo sendo a principal, nem asfalto ela tem. Assim como tudo no Laos, o lema de lá é: sem pressa! A boa é relaxar, estirada na areia com os (pasmem!) búfalos, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo…

post-laos-boiando

Aqui você também aluga uma boia, mas só para ficar parado dentro d’água se refrescando mesmo. Em um dos dias fizemos um passeio de caiaque guiado, que valeu super a pena!

post-templo-laos-remando

Você rema o dia inteiro pelo Mekong… força no bíceps! E no fim encontra a maior cachoeira (em volume de água) da Ásia! Impressionante. Fique relax e só se preocupe com o lugar de onde verá o pôr do sol. Aliás, acho que essa (e o que comer) era a única preocupação do mochilão inteiro!

post-sunset-dondet

O Laos é um país no seu ritmo próprio. Lá você não sente pressão de nada… O povo é doce e a espiritualidade transborda por todos os cantos.
Vá e só se deixe sugar por isso!

ONDE FICAR: Luang Prabang e Vang Vieng são os melhores lugares para se hospedar. Vale muito visitar Don Det também.

LEMBRE-SE: Lá rola um toque de recolher a partir da meia noite. Os bares fecham e as bebidas alcóolicas param de ser comercializadas. Mas um boliche 24h, um pouquinho afastado da cidade, vende cerveja e salva os boêmios!

FIQUE LIGADA: Alguns bares nas beiras do rio de Vang Vieng são perigosos. E blogs e amigos também advertiram – é preciso paciência para encarar o transporte público no Laos. Os ônibus são velhos e em péssimas condições e as estradas esburacadas, ou seja, qualquer viagem promete dores de cabeça. Mas você pode ter sorte, como eu, e aproveitar um ônibus de viagem limpinho e com leito.

CONTINUA…