os cliques poéticos de patricia thompson

por Cantão

Vocação, talento e a capacidade de enxergar ângulos, luzes e pequenos detalhes que ninguém mais vê… muitos fotógrafos passam anos (ou até mesmo a vida toda), tentando descobrir seu estilo próprio. Mas reunir tudo isso desde a adolescência, é sorte de poucos.

post-foto-patthompson-05

A artista plástica carioca Patricia Thompson, foi presenteada com o pacote completo! Tudo começou aos 16 anos, quando fez um curso de fotografia em PB, onde teve seu primeiro contato com uma câmera manual e o processo de revelação. Foi nessa época que ela descobriu seus heróis da fotografia como Andre Kertész, Harry Callahan, Henri Cartier Bresson e Irving Penn – que além de inspirá-la, deram mais sentido àquele momento de descobertas.

post-foto-patthompson-01

Se engana quem acha que as inspirações de Pati vêm apenas da fotografia.
A gastronomia, música e também o cinema, são suas fontes de inspirações e são capazes até de mexer com o seu ânimo, conta ela: “Cada obra de arte pronta (desde um prato de comida a uma trilogia no cinema) é o reflexo do mundo interior de um artista.
O contato com uma obra que reflete um mundo intrínseco é muito estimulante.”

post-foto-patthompson-04

2014 foi um ano incrível pra fotógrafa, que ganhou 1º lugar na “Arte Padova – 25ª Mostra d’Arte Moderna e Contemporânea”, uma das grandes feiras de arte da Itália, e ainda esteve em cartaz numa exposição na cinemateca do MAM.

post-foto-patthompson-07

A artista acabou de lançar seu site patthomp.pt (sim, ela comprou o domínio português, por conta das suas iniciais!). Lá ela mostra seus cliques, que quase sempre têm ligações com cidades, o abstrato, urbanismo e luzes. Ela também revela ambientes cariocas no seu site de décor The Rio You, com fotos e inspirações incríveis.

post-foto-patthompson-06

“Para o ano novo, espero que a vida continue nessa crescente tão gostosa, de ter meu projeto autoral sendo reconhecido e premiado”, conta.

Se depender da nossa torcida e do talento dela, tá garantido! 😉