mergulhando em caraíva

por Cantão

Final de ano é o tempo certo para mergulhar em questões que de fato importam e respirar ares que refrescam a cabeça e acalmam o coração.
Nessa tentativa de ver o sol mais de perto e a vida corrida distante, decidi ir com meu namorado para Caraíva, na Bahia.

post-caraiva-nathguinet-01

Chegamos lá depois de passar alguns dias em Trancoso, outro destino que é absurdamente lindo. As cidades são próximas: apenas 1 hora de carro, passando por uma estrada de terra linda, onde desfilam artesanatos dos índios Pataxó da região e uma amostra das fazendas enormes de boi, búfalos e eucalipto. Mas lá é daquelas vilas meio “fora de mão” e talvez por isso, ainda bastante preservada, mesmo sendo bem famosa.

O rio Caraíva divide a cidade em dois polos opostos, o novo e o antigo. Estávamos indo em direção do antigo, das casas pequenas na beira do mar, do céu cravejado de estrelas…

post-caraiva-nathguinet-06

Coberta de areia, a vila de pescadores lembra que a praia é logo ali e o rio mais perto ainda. Andando pela cidade depois de atravessar o rio com ajuda de um barqueiro, achamos uma pousada na beira do mar, em pleno silêncio das ondas. Por lá fincamos os pés na Pousada Flor do Mar. Corremos pro Boteco do Pará para comer – e o restaurante se tornou parada obrigatória graças aos pastéis especialíssimos (o de arraia é imperdível)…

Dia seguinte era dia de um agito a mais. Eu já tinha feito a trilha de Caraiva para a Praia do Espelho, mas não lembrava tanto dos detalhes e quis repetir a dose de 4 horas sob o sol de rachar. A trilha é tão gostosa que 4 horas parecem só 2h!

post-caraiva-nathguinet-04

O caminho é permeado por 3 rios que desembocam no mar, um vale, falésias de todas as cores e a casinha do Satú que vive na beira do mar, quase isolado há 42 anos. Meditando sobre a vida, Satú repousava a mão no rosto e dizia algo sobre a velocidade do tempo com ar de sonhador.

post-caraiva-nathguinet-08

Nos refrescamos na lojinha do Satú e voltamos de onde havíamos parado. Atravessamos a praia, subimos no vale, descemos da falésia e chegamos na praia do Espelho.
Exaustos, sem saber, deitamos no restaurante do Baiano que nos conquistou pelas espreguiçadeiras, redes e palhoças espelhadas por metro quadrado.

post-caraiva-nathguinet-03

Por ser um dos pontos turísticos mais procurados da região, tudo por lá atinge preços quase inacessíveis para os desavisados. Nós já sabíamos, por isso preparamos o bolso. Pagamos pelo conforto do paraíso… mas valeu à pena!

Pode anotar na lista de resoluções de 2015 (ou aproveitar o fim de ano): Caraíva é um paraíso certeiro e logo ali!
Um lugar de praias, paisagens e pessoas mais do que surpreendentes… 🙂

post-caraiva-nathguinet-07

ONDE FICAR:
A Pousada Flor do Mar é ideal para casais. A diária não é tão em conta mas o lugar é lindo, com chalés de frente pro mar. O café da manha é delicioso. Outra boa pedida é a Pousada Thaynã, que é mais descontraída e localizada de frente pro mar. Para os aventureiros, a dica de ouro é o Camping Caraíva.

O QUE FAZER:
Andar na praia e subir o rio. De um lado tem a trilha até a praia do Espelho que fica a 8km de Caraíva, do outro lado tem a Ponta de Corumbau, que fica a 12km de Caraíva. Os meios para ir até lá você escolhe: a cavalo ou de bugre.

LEMBRE-SE:
As marés definem o que você pode fazer durante o dia. A maré sobe até cobrir toda a areia, tanto da praia quanto do rio. Aproveite a maré baixa para conhecer as prainhas e fazer as trilhas até Corumbau ou Praia do Espelho.