Filha de natureba, naturebinha é. Cresci com uma mãe vegetariana e rata de loja de produtos naturais. Então, tudo que ela prepara na cozinha leva um pouco de farelo de quinoa aqui, uma pitada de chia ali… no final das contas, eu acabei pegando gosto pela coisa.
Pro aniversário dela, fiz um bolinho de banana com quinoa e azeite de oliva que aprendi com uma amiga chef de cozinha. No começo achei meio estranho usar o azeite para uma receita doce, mas não é que fica uma delícia? Ah, só não pode ser azeite com sabor, trufado ou com ervas, ok?
O bolo é super leve porque não leva farinha de trigo, nem manteiga, nem leite! E o melhor de tudo é que é só bater todos os ingredientes no liquidificador. Praticidade é tudo nessa vida! Anota só pra copiar em casa:
Você vai precisar de:
3 bananas
1/4 de xícara de açúcar demerara (pode ser outro tipo de açúcar)
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos
1 e 1/2 xícara de farelo de aveia (escolha uma sem glúten, é possível encontrá-las em empórios ou mercados que vendem alimentos naturais. se você não for celíaca, pode investir na aveia comum!)
1/2 de flocos de quinoa (aqui dá pra usar flocos de amaranto também, já fiz e ficou bem gostoso)
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de canela (faz toda diferença!)
Adicione um punhado de nozes ou amêndoas e frutas secas (passas, goji berry, cranberries, damasco… o que a sua dispensa permitir)
Como fazer:
Adicione em seu liquidificador apenas duas bananas picadas com o açúcar e o azeite, e bata. Quando virar uma mistura homogêna, acrescente os ovos e bata mais um pouco. Aos poucos inclua a aveia e a quinoa, e bata mais um pouco… por último coloque o fermento e bata pela última vez.
Quando estiver tudo bem misturado, você pica a terceira banana e coloca junto com as nozes, as frutinhas secas e a canela. Misture com uma colher, pra manter os pedacinhos! Costumo untar a fôrma com cacau e óleo de coco, para evitar a farinha de trigo e manteiga, mas fique à vontade nessa etapa.
Asse em temperatura de 180ºC por cerca de meia hora. Quando estiver ficando mais moreninho é sinal de que está bom. Na dúvida, faça o truque do palitinho: espeta no meio, se ele sair sequinho, tá pronto!
Se preferir, você pode incrementar com uma cobertura de geleia, fica gostoso de qualquer jeito.
Sem glúten, mas feito com amor!
Agora é só comer (sem culpa!) 🙂