gelo e sal na patagônia

por Cantão

Fui para o gelo. E visitar lugares de gelo não é como viajar em busca de sol. Os retratos não são invadidos pelos raios quentes de luz ou por aquele embalado barulho gostoso de mar. Não. Viajar para o gelo é coisa séria…

post-cyndi-ushuaia-02

Tirando o fato de eu estar com minha família bem humorada, que modéstia a parte vê graça em absolutamente tudo, encarar paisagens predominantemente esbranquiçadas e solitárias é de partir o coração. Ao mesmo tempo, a natureza abundante que por lá está invade o corpo, alma e logo o coração é reconstruído.

post-cyndi-patagonia

Assim é a Patagônia: metade Chile, metade Argentina – e dualidade por inteira. Um lugar que te faz contrapor a rotina da cidade com a leveza e natureza tamanha que está por lá. Te leva a lugares simples, mas riquíssimos de ar puro. Ar esse que revigora desde o fio de cabelo até a ponta do pé. E basta. Para mim assim basta para uma viagem ser inesquecível.

post-cyndi-ushuaia

ONDE FICAR: El Calafate e Ushuaia – esta última conhecida como Terra Del Fuego, é o último pedacinho de terra da Argentina, literalmente o fim do mundo, como chamam por lá.

post-cyndi-ushuaia-03

ONDE SE HOSPEDAR: em El Calafate ficamos no Hotel Xelena. Era próximo ao centro e ao mesmo tempo, debruçado no lago. Em Ushuaia as opções não são muitas, ficamos no Los Naranjos.

post-cyndi-ushuaia-dupla

ONDE COMER: em El Calafate, o Isabel Cocina al disco, com pratos típicos dignos de uma receita de avó. Em Ushuaia vale dar um pulo no Maria Lola Restô, um bistrô bem charmoso e gostoso. Ah! E não dá para dispensar o famoso dulce de leche.

post-cyndi-ushuaia-trekking

LUGARES IMPERDÍVEIS: em El Calafate não se pode deixar de fazer o mini trekking pelo Perito Moreno, a 3ª maior geleira do mundo e a única que continua crescendo ao invés de derreter. Em Ushuaia recomendo a visita ao Parque Nacional. Indo no verão ou no inverno a beleza tira qualquer fôlego e dispensa comentários.

post-cyndi-ushuaia-04

DICA DOS LOCAIS: em Ushuaia é possível fazer um off road com 4×4 pelos lagos da região. A travessia não é muito explorada e reserva paisagens incríveis. Uma cabaninha típica de filme espera por todos, no meio do bosque, para terminar o passeio em grande estilo: com muito vinho e churrasco argentino.

post-cyndi-patagonia-02

Um destino inusitado. Afinal, porque não deixar a Patagônia ir além da imaginação e entrar nos planos de quem sempre está em busca de sal e de sol?