yoga para voar

por Cantão

Pra quem achava que a Yoga só rolava em cima do mat, aquele famoso tapetinho, tá por fora! O método da AcroYoga, isso mesmo, yoga com acrobacia, estimula toda a energia do corpo e ainda dá asas pra voar.

Eu, que já sou fã das acrobacias aéreas nos tecidos e trapézios, me encantei logo de cara com a possibilidade de uma yoga sem os pezinhos no chão. A prática, além da acrobacia, mistura elementos da massagem thai e da dança, e tem como principio fundamental o autoconhecimento.

Quem me apresentou a AcroYoga foi o meu instrutor Louis Gabriel Watel – e aí foi amor a primeira vista. A história dele é ótima: o Gabriel largou o terno, a gravata e a carreira de advogado para conhecer melhor a prática da Yoga. Aí, em 2009, depois de viajar o mundo, descobriu um método que mudou completamente seu caminho, e o de outras pessoas também.

post_acroyoga-02

“O artista que estava escondido dentro de mim apareceu e acabei dando um tempo na carreira de advogado para viajar o mundo e descobrir novas culturas, pessoas e técnicas. Passei alguns anos viajando para os Estados Unidos e Europa aprimorando meus conhecimentos em Yoga, Acrobacias e Thai Yoga Massagem. Depois de uma longa peregrinação, voltei de vez ao Brasil para fundar o Acrobrasil com aulas, cursos e formações em AcroYoga”, ele disse.

A modalidade funciona com trabalhos em duo, trios ou até mesmo em grupos. Mas a estrutura essencial mesmo é: alguém como base, um “voador” ou uma “voadora”(que é o meu caso, claro) e um “anjo”, que fica a postos para não deixar ninguém se machucar caso alguma coisa dê errada na atividade.

E, para confiar 100% na sua dupla e se jogar com tudo na AcroYoga, é preciso, antes de mais nada, confiar em si mesmo. É um exercício para superar medos, acreditar em si e se descobrir. Uma vez que você está seguro, pode criar uma relação de confiança e sintonia com seu parceiro, depois… é só voar.

post_acroyoga-04

E não para por aí. Além do desejado condicionamento físico, a prática é uma verdadeira terapia. Os benefícios não são só externos. A mente se expande e descobre como ter mais equilíbrio, controle e coragem, manobras que a gente leva pra rotina, né? Ou seja, o corpo inteiro agradece.

Pra saber sobre as aulas do Acrobrasil é só dar uma olhada na programação do site ou na fanpage deles também. No Rio tem aulas fixas, em vários pontos da cidade, mas o Louis Gabriel vive perambulando por ai com oficinas inspiradoras!