primaverando

por Cantão

Colorida, florida, com dias ensolarados e temperatura agradável… como não se apaixonar pela primavera? Com uma infinidade de adjetivos e significados, ela é também uma das estações mais celebradas no mundo todo!

post_primaverando-01

E uma das comemorações é o Festival das Cerejeiras, que embora seja uma celebração tradicionalmente japonesa, já ganhou diversos continentes e hoje em dia faz parte do calendário oficial de muitos países. Também chamado de Hanami Matsuri (Sakura Matsuri) – ou “o contemplar das flores” – o festival, como toda e boa celebração nipônica, é cheio de significados.

post_primaverando-02

Diz a história que, por ser uma flor que dura tão pouquinho (de 7 a 10 dias), a cerejeira é considerada uma metáfora para a fragilidade e beleza da vida: é incrivelmente linda, mas também tragicamente curta. Séculos atrás, acreditava-se a existência de deuses dentro das árvores, e por isso reuniam-se familiares e amigos para refeições aos pés da cerejeiras com o objetivo de pedir sorte e boa colheita. A tradição ainda é comemorada com um belo picnic na sombra das árvores.

post_primaverando-03

Os simbolismos não param por aí: além de celebrar o início da primavera, as moças costumavam colocar flores de cerejeiras nos cabelos e no jardim de suas casas para mostrar que estavam em busca de um amor… artistas, músicos e poetas também contemplavam a floração como forma de buscar inspiração.

post_primaverando-04

Inspiração florida! 😉