JR, um dos fotógrafos contemporâneos mais renomados dos últimos tempos, sempre teve um desejo: usar a arte para virar o mundo do avesso. Com o seu ambicioso e instigante projeto Inside Out, ele consegue mais do que isso: brincando, usa a cidade como uma grande tela em branco.
Seu trabalho é marcado por retratos em preto e branco, de grandes formatos, que são colados em locais públicos. Sempre com um grande embasamento antropológico, o projeto age como uma plataforma global onde histórias são compartilhadas e, ao serem transformadas em arte, nos levam à contemplação, questionamentos e reflexão.
Desde seu lançamento, o projeto já passou por mais de 100 países e evoluiu para instalações em locais como o Pantheon de Paris, a Times Square em NYC e agora chega ao Palais Garnier, uma das casas da Ópera de Paris.
Em 2013, JR fez um projeto em colaboração com o NYC Ballet e se encantou com os movimentos dos dançarinos e infinitas possibilidades do corpo humano. A sua última e fascinante série de fotos, traz uma herança dessa colaboração e leva 40 bailarinos para o telhado do Palais Garnier. O editorial fez parte de uma das edições da revista francesa Madame Figaro.
Dirigidos pela maestria de JR, o corpo de baile se vestiu em colans cheios de poás e transformou as fotografias em uma grande ópera de movimentos. Lindo, né?
Vale acompanhar aqui os cliques incríveis do fotógrafo.