confissões anônimas

por Cantão

Sabe aqueles segredos que a gente guarda lá no fundo, não conta nem pra melhor amiga e procura não pensar na tentativa de que nós mesmos esqueçamos? Já pensou se eles virassem… arte?

O projeto “Confessions” da artista Candy Chang fez um convite aos hóspedes de um hotel em Las Vegas para que eles compartilhassem, de forma anônima, seus segredos mais íntimos.

post-candychang-01

Inspirada pelo projeto Post Secret, Candy transformou uma galeria de arte em um espaço para segredos reveladores, onde os passantes podiam escrevê-los em cabines individuais. Mais de 1500 confissões foram penduradas pelas paredes da galeria.

Conhecida por instalações que provocam no público engajamento cívico e introspecção emocional, o projeto da artista traz à tona confissões fortes como: “sou apaixonada pelo meu melhor amigo… pena que ele é casado”, “roubei 15 mil dólares da empresa onde eu trabalho”, ou ainda “tenho medo de morrer sozinho” e “eu ainda a amo mesmo após duas ex-namoradas e 5 anos”. Pra refletir, não?

post-candychang-03

“Estamos sempre tentando buscar sentido em nossas vidas e é reconfortante saber que não estamos sozinhos”.

Segundo a artista, esse é o verdadeiro objetivo do projeto: encontrar consolo e esse sentido que tanto buscamos através do compartilhamento de nossos medos, incertezas, vergonhas e outros sentimentos ligados a vulnerabilidade humana.

Os projetos de Candy Chang encantam por sua facilidade em transformar o público ou o leitor, parte do projeto. Deixe-se surpreender também por Neighborland, Before I Die e Career Path.