a filosofia do decor wabi-sabi

por Cantão

Já ouviu falar em decoração estilo wabi-sabi?
“Wabi” significa “coisas simples e frescas” e “sabi” significa “coisas cuja beleza foi adquirida com a idade”. O conceito dessa arte secular do Japão é relativamente simples: apreciar a beleza na imperfeição, ou seja, valorizar a beleza singular do que não foi artificialmente construído.

Por vezes similar ao shabby chic e à decoração rústica, os ambientes projetados com o olhar do wabi-sabi são simples, aconchegantes e, por mais que não sejam milimetricamente projetados, cada imperfeição confere um charme à mais ao espaço.

selo_post_conteudo-wabisabi03

Geralmente sua paleta de cores é composta de tons neutros e terrosos.
Também é privilegiado o uso de materiais naturais e rústicos, como a madeira envelhecida, o algodão cru, a lã ou e o linho – e as composições são feitas com objetos reciclados, feitos à mão e encontrados em feiras de antiguidades.

selo_post_conteudo-wabisabi01

A luz natural e a companhia constante de plantas e folhas secas também são prerrogativas. Esses ambientes minimalistas e orgânicos revelam a filosofia de um lifestyle modesto, em que se busca aprender a se sentir satisfeito com aquilo que tem depois de se eliminar o supérfluo.

selo_post_conteudo-wabisabi04

Uma ferrugem, tinta descascando, mobílias fissuradas… toda essa base estética simplista transmite energias positivas e uma certa espiritualidade para a casa e, principalmente, para os seus habitantes. Essas marcas se transformam em símbolos da passagem natural do tempo, ganhando vida e uma magia reconfortante, como se contassem uma história – a nossa história. Não é incrível?

Menos definitivamente é mais. 🙂