reaproveitando o vinho!

por Cantão

Isso pode parecer inédito: sobrar vinho da noite anterior. Se for delicioso nunca sobra, não é mesmo? A menos que você abra a última garrafa para saideira e seus convidados mudem de ideia ou bebam menos que esperavam.

Para essas raras ocasiões, nada de jogar fora! Você pode reaproveitar a sobra de vinho branco ou tinto para fazer um vinagre caseiro. Que tal a ideia?

post-zaza-02-vinho

Você vai precisar de:

Um frasco de vidro higienizado
Uma garrafinha de vinagre
Vinho que sobrou
Gaze ou toalha de papel

post-zaza-01-vinho

Como fazer:

Despeje tanto o vinagre quanto o vinho restante em um frasco limpo. Cubra com uma gaze ou toalha de papel e fixe-o no lugar com uma borracha ou elástico. Deixe em temperatura ambiente durante 10 dias, mexendo uma vez ao dia. Após 10 dias, tente saboreá-lo diariamente até que o vinagre atinja o sabor que você goste.

post-zaza-03-vinho

Talvez você sinta necessidade de completar com uma outra sobra de vinho se você sentir que está faltando sabor. Uma ideia pra incrementar é acrescentar um raminho de tomilho ou sua erva de preferência! Caso se forme um sedimento no fundo, não se assuste, é parte natural do processo químico (é só remover suavemente com uma colher).

Nos próximos posts você vai aprender a fazer uma glaze (aquele molho mais grossinho) e na semana seguinte, um incrível sal de vinho tinto.
Fique de olho! 🙂

créditos das fotos: Food52