Quem pensa que o centro da cidade é apenas um lugar de corre-corre burocrático, terno e gravata está muito enganado. Dia destes estava batendo perna e me deparei com um prédio cinza, meio solitário e misterioso… o olhar curioso me fez entrar no (pouco explorado) Real Gabinete Português de Leitura. E que surpresa!
Encantada e com a sensação de estar mergulhando em um filme do universo de Harry Potter, fui abordada por um senhor muito simpático (responsável pelo guarda-volumes e pelo registro de quem entra e sai).
Ele me contou que o valioso acervo é de 350 mil livros raros da Europa e do Brasil colonial, incluindo um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, de Camões. Outra preciosidade lá abrigada é o Altar da Pátria, feito em marfim, prata e mármore, que simboliza as grandes navegações lusitanas.
O espaço é delicioso para leituras e estudos, tem paredes cobertas de livros até o teto e é uma fonte inesgotável de inspiração! E o melhor: o aluguel de livros e a visitação são totalmente livres. Sem falar na arquitetura de encher os olhos. Não é à toa que o Real Gabinete está entre as 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo a seleção feita pela revista TIME.
As redondezas também oferecem outros sebos e livrarias recheadas. Depois de devorar tantos livros, vale uma pausa para um café e um pedaço de torta na Colombo, a confeitaria mais charmosa da cidade, que fica bem pertinho!
Vai lá: das 9h às 18h, de segunda a sexta, na Rua Luís de Camões, 30 – Centro.
créditos das fotos: o globo e divulgação