se a vida te dá limões…

por Cantão

Há algum tempo atrás comecei a prestar mais atenção na minha saúde e, principalmente, na maldita sinusite que não larga do meu pé. Nessa busca vou coletando uma dica aqui, outra ali e assim sigo na tentativa de um equilíbrio mais humano na minha rotina.

Foi então que resolvi olhar para uma prática que atualmente se tornou conhecida por seu potencial emagrecedor, mas na verdade, é muito mais que isso: água morna com limão, todos os dias em jejum.

É, eu sei, água morna e verão não são assim tão parceiros, mas eu explico a necessidade desse detalhe: para processar água gelada o organismo precisa de muito mais energia, afinal, por dentro somos uma quentura só! Por isso, se for gelado o efeito medicinal da fruta acaba se perdendo. Então, se for muito radical beber água de chá, vale tentar com aquela em temperatura ambiente.

O limão é reconhecido pelo seu poder de cura, estimulador do sistema imunológico e grande aliado no processo digestivo. A importância de tomar em jejum é porque assim o efeito de liberação das toxinas (detox) atua com mais firmeza. Não vale colocar açúcar ou adoçante, hein?

Apesar de bem ácido, quando o suco de limão entra em contato com o organismo e é metabolizado ele se torna alcalino o que, basicamente, ajuda a estabilizar o ph (acidez) do sangue, deixando seu corpitcho reciclado e cheio de alegria!

Existem outros diagnósticos que também indicam que essa prática ajuda com manchas na pela, melhora o humor e a reduzir a produção de muco. Eu experimentei e posso dizer que, de verdade, o que sinto é uma boa dose de energia nascer logo de manhãzinha… A receitinha é simples: pra cada copo de água (150 – 200ml) esprema o suco de meio limão e voilá!

Que tal experimentar algo diferente nesse começo de ano?