crepe + tapioca = crepioca

por Cantão

Em busca de um lanche rápido, com baixas calorias e pouca gordura?

A última moda em receitas light é a crepioca, uma omelete bem fácil, feita com goma de tapioca (aquela farinha fina hidratada que já vem pronta!) que fica parecendo um crepe. Uma delícia prática, versátil e super saudável – tem como não querer experimentar?

Para acompanhar, fiz um refogado esperto de shitake, rico em proteínas. A quantidade rende apenas uma crepioca, que é ótima pra ser servida como um almoço leve se acompanhada de uma salada caprichada. Anota só a receita:

Você vai precisar de:

3 ovos (1 gema e 3 claras)
2 colheres de sopa de goma de tapioca hidrolisada
1 colher de sopa semente de chia (ou linhaça)
1 fio de azeite extra virgem
1 raminho de tomilho (ou orégano)
Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Misture vigorosamente a goma com os ovos até conseguir uma textura homogênea.
Em seguida, incorpore todos os demais ingredientes e despeje em uma frigideira com 1 fio de azeite e uma pitadinha de manteiga (pode ser Ghee). Tampe a omelete por 2 min e vire, repita o processo até que a omelete fique na coloração de sua preferência (mais ou menos moreninha).

Para o recheio de shitake, você vai precisar de:

200g de shitake
10 tomatinhos cereja
1 cebola roxa pequena
2 dentes de alho
4 cs de molho shoyo light
1 cs de ghee (ou manteiga normal)
1 cc (col. de chá) de açúcar orgânico
Sal, pimenta e azeite a gosto

Como fazer:

Em uma frigideira despeje um pouco de azeite e adicione a cebola cortada em 4 gomos grandes. Misture bem e quando estiver dourando adicione o alho, o açúcar, sal e a pimenta (pegue leve no sal, porque o molho de soja já é bem salgado). Continue mexendo e coloque os tomates e o shitake (cortado pela metade ou em tiras), adicione o shoyo e a manteiga. Incorpore bem o shitake no refogado, coloque uma tampa e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 4 minutinhos. Abra a tampa e misture uma última vez!

Cubra a crepioca com o recheio ou, se preferir, dobre e…voilá!
Bom apetite! 🙂

minibio_outros-colabs_aninha_141015