Eddie Vedder lança primeiro single do seu novo disco solo

por Carol Rabello

A passagem do tempo é uma coisa simplesmente incrível. Volta e meia recebemos listas de músicas e filmes completando algumas décadas de lançamento e a sensação é de que o tempo se foi rápido demais e nem nos demos conta de que já tem pelo menos 20 ou 30 anos que você escuta aquela música que ontem mesmo você estava cantarolando no chuveiro.

Então você pode imaginar o susto que eu levei quando descobri que em agosto deste ano o álbum Ten, do Pearl Jam, completou 30 anos e eu percebi que faz é tempo que praticamente todos os dias eu escuto a voz de Eddie Vedder, vocalista da banda.

Veja bem, eu comecei a ouvir Pearl Jam na infância, influenciada por uma MTV Brasil ainda engatinhando e a magia de um videoclipe que tinha um cara muito doido se pendurando nas coisas enquanto cantava. Desde então a banda lançou trabalhos de estilos variados ao longo desses anos e, em paralelo, o vocalista se aventurou em uma carreira solo com uma sonoridade bastante diferente do que fazia em conjunto. Hoje em dia, aquele cara que atravessava o palco praticamente fazendo parkour nas caixas de som, canta bem paradinho, ora com os pés no chão, ora com seu banquinho e ukulele.

Se no Pearl Jam as guitarras gritavam e davam o tom de um vocal mais forte, em Ukulele Songs, Eddie quase sussura com seu timbre grave e voz marcante. E assim a divisão se tornava bem óbvia: Pearl Jam era rock, Eddie Vedder solo era música de road trip (insira aqui a trilha de Into The Wild inteira composta por ele).

eddie-vedder-long-way-1631039035

Mas Eddie segue surpreendendo e nas últimas semanas soltou um single de Earthling, que será seu próximo álbum solo e, adivinha só, Long Way não tem nem uma notinha de ukulele sequer. A música de estreia se aproxima bem de leve com algumas canções da fase dos anos 2000 do Pearl Jam, com uma pegada rock mais leve e melódica.

Por fim, Long Way é uma ótima canção que serve pra atiçar a curiosidade do que esperar desse novo álbum de um dos últimos representantes do grunge em atividade. O lyric vídeo pra você ouvir essa belezura tá aqui embaixo. Divirta-se!