Skincare natural: conheça os melhores ingredientes para sua pele

por Cantão

Rotina de skincare é um termo familiar pra você? A cada ano que passa surgem mais produtinhos e acessórios pensados especialmente pra cuidar da pele do rosto e do corpo, trazendo beleza, bem-estar e ajudando a prevenir o envelhecimento. Autocuidado que chama? Nós amamos!

Sendo fã ou não do universo da beleza, você vai amar conhecer mais sobre o ritual que convida a tirar uns minutos exclusivos, seja no início ou no final do seu dia, pra olhar pra você, com o afeto e carinho. O melhor? Usando apenas produtos naturais.

Como em toda rotina, a de skincare varia de pessoa para pessoa, mas se tratando de pele, o ideal é buscar o auxílio de um dermatologista para avaliar as características individuais da face (se é uma pele seca, mista ou oleosa) para saber quais são melhores os produtos para se ter em casa.

De maneira geral, a rotina de skincare tem 4 passos principais: limpeza, tonificação, hidratação, nutrição e proteção. Hoje, vamos te mostrar alguns ingredientes naturais que você pode inserir no seu tratamento caseiro no dia a dia. Chega mais:

Post-skincare-natural-miolo-2

Natural skincare: por onde começar

Para criar uma rotina de cuidados que passe longe dos processos de industrialização, o primeiro passo é inserir ingredientes “limpos” em todas as etapas. 

Post-skincare-natural-miolo-4

Passo 1: Limpeza | Cúrcuma e Pepino

A limpeza é a etapa primordial da sua rotina de cuidados com a pele, porque é ela que vai garantir que seu rosto esteja livre das impurezas que prejudicam a absorção dos nutrientes e componentes dos produtos. Sendo assim, a cúrcuma e o pepino são poderosos ingredientes quando falamos em limpeza da pele, por suas propriedades antissépticas e hidratantes. 

Para limpar a sua pele com a cúrcuma, basta misturá-la com algumas gotas de suco de abacaxi, até formar uma pastinha. Com a ajuda de um pincel, faça a aplicação no rosto e deixe secar. Depois, é só lavar a face com água fria e aproveitar o resultado! É super fácil. 

Post-skincare-natural-miolo-3

Já para aproveitar as propriedades do pepino você precisa cortar rodelas de 1cm de largura e esfregar suavemente sobre a pele limpa e pronto! Se quiser resultados ainda melhores,  o ideal é dormir com o líquido no rosto e lavar assim que acordar.

Passo 2: Tonificação | Vinagre de maçã e chá verde 

A tonificação é o segundo passo da sua rotina e ela te ajuda a evitar a aparência flácida e desvitalizada da pele, além de diminuir irritações causadas por cosméticos. Se você for do time das alunas nota 10, o ideal é fazer o processo duas vezes ao dia, na rotina da manhã e da noite. 

O vinagre de maçã vai te ajudar a evitar o ressecamento da região ao manter o nível de acidez do seu rosto. É só misturar duas colheres de sopa do líquido para oito colheres de água. Aplique e deixe agir por 10 minutos. Quanto ao cheiro, pode ficar tranquila, desaparece em poucos minutos.

Post-skincare-natural-miolo-5

Se você busca uma opção rica em antioxidantes para ajudar nas manchas da pele, o chá verde é ideal para ser usado como tônico. Isso sem falar que as  folhas de chá verde também contêm ácido gálico e ácido elágico, que ajudam a melhorar o aspecto da pele de maneira geral. Pra fazer em casa, basta preparar um chá com as folhas da erva e aplicar usando um borrifador ou algodão. 

Passo 3: Hidratação | Aloe Vera

Quando o assunto é hidratação, o que não faltam são recursos naturais pra escolher, mas é importante sempre priorizar o que vai bem no seu tipo de pele. Por isso, selecionamos uma opção curinga para peles oleosas, normais e secas que você pode fazer em casa sem medo. 

Post-skincare-natural-miolo-6

O creminho de aloe vera ou babosa é aquele tipo de receita de vó que não pode faltar. O melhor é que, além do rosto, ele também pode ser usado nos cabelos e até em caso de queimaduras na pele.

Anota aí: 

  1. Você vai precisar de uma folha de babosa mais robusta e verde escura. Corte a folha, retire os espinhos do entorno, descasque com o auxílio de uma faca e com uma colher, retire o gel de dentro da folha.

       2.  Agora você precisa deixar o gel de molho por três minutos na água até sair uma substância amarelada, que é a aloína. Isso vai te ajudar a evitar irritações na sua pele. 

3. Pegue a quantidade de gel e bata no mixer ou liquidificador até ficar mais líquido. Depois é só aplicar no rosto e deixar agir por 20 minutos e tá pronto! A mistura pode ficar na geladeira por até 7 dias.

Post-skincare-natural-miolo-7

Caso queira uma opção mais hidratante para o corpo, assista ao vídeo da Bela Gil para aprender a fazer uma manteiga hidratante ideal para os dias frios. 

Passo 4: Nutrição | Óleos vegetais 

A penúltima etapa da rotina é a nutrição e os óleos vegetais são excelentes ferramentas pra te ajudar nesse processo. Isso porque eles são capazes de reforçar a hidratação e trazer bioativos antioxidantes, além a manter a elasticidade, ajudar na cicatrização e contribuir para a diminuição da perda de água transdérmica, proporcionando maciez e suavidade. Mas atenção! Antes de comprar seu óleo vegetal para usar no rosto, certifique-se que foi prensando a frio, o que garante que as qualidades dos ativos foram preservadas. 

Post-skincare-natural-miolo-8

O óleo de rosa mosqueta é excelente para quem busca uma opção de regeneração celular da epiderme, hidratação e efeito terapêutico. O bom é que também é rico em vitaminas: A, C, E, B1 e B2 e ,por ser um produto natural, pode ser aplicado em qualquer tipo de pele. 

óleo de semente de uva é uma ótima opção para peles acneicas, já que é um poderoso cicatrizante e não obstrui os poros. Rico em ômega 6, tem propriedades anti-inflamatórias e também ajuda a restaurar o colágeno da pele, além de prevenir as rugas.

Post-skincare-natural-miolo-9

Agora que você já conhece como montar a sua rotina de cuidados com a pele e tem todos os ingredientes para começar, que tal colocar em prática? Conta pra a gente o que você achou e aproveita pra mandar esse post pra quem você acha que vai curtir também.