O poder da entoação dos mantras

por Cantão

Mantra é a palavra em sânscrito que nomeia as vibrações energéticas produzidas por sons sagrados que, entoado repetidas vezes, é capaz de elevar a consciência de quem o repete. A combinação das sílabas, palavras e versos dos sons do antigo idioma hindu significa “instrumento para trabalhar a mente”.

E foi pensando em como homenagear a beleza da conexão entre a natureza feminina e a da nossa terra que criamos um mantra especial para chamar de nosso na nova coleção de primavera, Conexão Terra.

15-08-Mantra-miolo-1

Quer saber mais sobre a prática de origem hindu capaz de acalmar o corpo, apaziguar a mente, trazer equilíbrio e bem-estar para o dia a dia? Te contamos a seguir.

15-08-Mantra-miolo-1

Em uma realidade hiperconectada e cheia de estímulos sonoros e visuais como a que vivemos, ter um momento de pausa e contato com a nossa própria energia é fundamental para viver melhor. E a entoação dos mantras pode ser uma alternativa fácil para você começar.

Embora seja muito comum durante as práticas meditativas do Yoga, a entoação dos mantras não precisa necessariamente se restringir a ela. Isso porque, se repetidas no dia a dia com mais constância, as vibrações sonoras podem ajudar a melhorar o foco e até mesmo os níveis de ansiedade, sabia?

15-08-Mantra-miolo-7

A intenção como chave da prática

A receita é simples: um mantra é construído a partir de 3 elementos – uma palavra, um significado e um som. Usados em conjunto ou separadamente, esses elementos precisam ser repetidos com intenção para trazer os benefícios propostos. Sendo assim, o ideal é saber o significado de cada mantra e escolhê-lo de forma intencional de acordo com o benefício que você gostaria de alcançar: como redução do strees, o equilíbrio mental, o emocional ou o financeiro.

15-08-Mantra-miolo-8

O significado dos principais mantras

Cada conjunto de sons sagrados tem seu significado e, para se energizar, proteger ou acalmar, é ideal conhecer os principais.

OM: a repetição do mantra OM produz um profundo efeito calmante sobre o sistema nervoso, pois isso é muito usado durante as meditações e práticas de yoga, porque ajuda a estabelecer uma conexão física e mental em quem pratica.

15-08-Mantra-miolo-9

OM NAMAH SHIVAYA: este mantra faz reverência à Shiva, o criador do Yoga. A repetição desencadeia os arquétipos energéticos desta divindade: o poder de destruir o que está errado e abrir espaço para reconstruir o novo, além de despertar a sabedoria, que purifica e traz como resultado o autoconhecimento.

OM GAM GANAPATAYE NAMAHA: este é o mantra para Ganesha. No conhecimento védico, está ligado à da sabedoria, e é responsável pela remoção de todos os obstáculos de ordem material e espiritual na vida de uma pessoa, o que faz com que também seja cultuado por abrir caminhos para trazer a prosperidade.

15-08-Mantra-miolo-5

LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM: cada uma das palavras corresponde a um chakra. A repetição continuada é capaz de equilibrar os sete principais chakras localizados ao longo da coluna vertebral.

Como começar e onde encontrar

Se interessou e quer inserir a prática de entoar mantras no seu dia a dia? É fácil: procure um momento de silêncio durante o seu dia e busque uma posição confortável para começar a entoar. Respire profundamente três vezes e dê play no mantra escolhido.

Para ajudar você, criamos uma playlist especial com 20 mantras para você se ambientar aos sons, começar a praticar e Viver Bem no seu dia a dia.