Matchá: saiba mais sobre o superchá milenar

por Cantão

Na nova coleção Conexão Terra, falamos sobre como nutrir uma relação próxima com a terra é uma forma de mostrar respeito a tudo o que ela nos dá.

Se você se interessa por alternativas mais saudáveis aos nossos hábitos alimentares tradicionais, é muito provável que já tenha escutado por aí sobre o matchá, o chá milenar do Oriente.

O mais popular dos chás verdes do Japão é celebrado em cerimônias do chá e consumido até pelos monges budistas devido ao seu poder de acalmar a mente e melhorar o bem-estar.

O matchá é uma versão puríssima do chá verde, diferente das infusões clássicas, pois é consumido em pó. Este superalimento é conhecido por suas propriedades antioxidantes, revitalizantes e energéticas: 1 xícara é 10x mais potente que sua versão tradicional!

blog-matcha-02

Ele proporciona uma liberação lenta de energia, evitando picos de excitação, por isso é uma ótima alternativa ao primeiro cafezinho do dia.

Com alto teor de antioxidantes e rico em fibras e vitaminas, o matchá é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da camellia sinensis – a planta que dá origem ao chá – são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra.

A bebida tem uma cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é um chá único pelo sabor e pela explosão de propriedades que fazem bem à saúde, e pode ser bebido quente ou gelado.

blog-matcha-01

O matchá aumenta a concentração, o foco, a calma do metabolismo, o sistema imunológico, o funcionamento gastrointestinal, a desintoxicação natural e a inibição das células cancerígenas – mas deve ser ingerido com cautela (crianças, grávidas e lactantes não devem consumi-lo) e, preferencialmente, com as recomendações de sua nutricionista de confiança.

Como o seu preparo é sinônimo de ritual e da célebre cerimônia do chá, vale adotar a bebida pra trazer “a paz numa xícara”. A concentração e a tranquilidade que vão do preparo ao consumo dessa bebida são formas de meditação para os japoneses – inspiração perfeita pra fazer parte dos seus momentos de relaxamento. 😉