Mini dicionário do tricô: um especial pra escolher e cuidar do seu!

por Cantão

Looks com tricô são clássicos para as estações mais frias – nunca tem erro. A técnica de entrelaçar fios está sempre presente nas nossas coleções de outono/inverno, e sua inspiração resulta em peças com toque suave e elaborado.

São muitas modelagens, tramas e técnicas pra escolher essa peça tão atemporal. O tricô perfeito está esperando por você, só falta escolher. Mas por onde começar? Primeiro, é importante conhecer um pouco mais sobre a composição e qual o tipo de ponto que mais combina com você.

Fizemos uma seleção especial com os principais modelos para este inverno com algumas dicas de como escolher e cuidar do seu tricô em todas as ocasiões. Confira aqui:

blog-dicionariotrico-pull Produto: Tricô Bolinha

A composição

Com jeitinho de feito à mão, o tricô é daquelas peças confortáveis, com texturas que abraçam. Por isso, escolher a composição é tão importante. O tricô pode ser feito a partir de vários tipos de fios, como a clássica lã, a finíssima cashmere, algodão, mousse ou de acrílico e afins.

Na hora de escolher o seu, vale considerar a temperatura para selecionar qual o tipo de composição de tecido! As fibras usadas nas roupas de inverno são responsáveis pela retenção do calor junto ao corpo, por isso uma protege mais contra o frio do que a outra.

Peças com fibra de algodão costumam ser usadas no frio ameno (acima de 12ºC) como primeira camada, e misturadas a outras fibras em blusas e cardigans. Esfriou muito? Aposte na lã ou no cashmere, fibra de lã mais elaborada, super macia e quentinha.

blog-dicionariotrico-composicao Produtos: Casaco Tricô Soft & Casaco Tricô Ikat

As tramas

Tricô ventilado? Sim, isso é possível! As tramas mais abertas são as queridinhas de peças de tricô mais leves como cardigans e blusas. Os pontos mais fechados nas temperaturas mais frias ajudam no isolamento térmico, e os pontos mais abertos, com fios mais leves, são ideias pras meias-estações.

O tipo de textura dos pontos e tramas conferem às peças diferentes caimentos e desenhos. Listamos algumas das nossas tramas favoritas!

blog-dicionariotrico-jacquard Produtos: Pull Jacquard Étnico & Parka Sarja Jacquard

O jacquard é um tipo de tricô feito fia a fio, onde são criados desenhos e padronagens, fazendo parecer que a peça é estampada e é reconhecido através dos fios do seu avesso. A marca do jacquard são seus desenhos e padronagens que lembram estampas e deixam os looks mais elegantes.

técnica foi criada pelo francês Joseph-Marie Jacquard, criador do primeiro tear mecânico do mundo que revolucionou a indústria têxtil.

blog-dicionariotrico-canelado Produtos: Vestido midi tricô canelado & Blusa cropped tricô canelado

Prefere peças mais easy going e com um perfume esportivo? O tricô canelado é pra você. Este tipo é tem o toque mais macio, leve e bem flexível. Sua principal característica é a textura em relevo, que valoriza a silhueta!

blog-dicionariotrico-intarsiaProduto: Blusa manga longa Folhagem

Como o trabalho de marchetaria na marcenaria, a intársia é uma técnica usada para a elaboração de tecidos coloridos, com muito apuro e precisão no ponto do tricô. As cores e materiais parecem estar encaixados, como num quebra-cabeças.

É uma técnica muito usada para padronagens que contenham desenhos, como flores, por exemplo. Nessa técnica, o fio não é conduzido no avesso da peça, deixando o desenho bem definido e o tricô mais liso mesmo do lado avesso.

blog-dicionariotrico-cuidar Produto: Tricô Bolinha

E como cuidar do seu tricô?

Seja na hora de guardar, lavar ou transportar em uma viagem, seu tricô merece cuidados especiais para durar por muito mais tempo. Como a maioria das tramas são super delicadas, elas precisam de mais atenção no dia a dia. Anota as dicas: 

  • Opte por lavagem à mão e com água fria, pois podem encolher com água quente.
  • Nunca pendure uma peça de tricô no cabide, porque o peso acaba deformando a peça com o tempo 
  • Evite deixar de molho e não torça as peças
  • A maneira ideal de secar as peças de tricô é na posição horizontal para não deformar
  • Armazene seus tricôs dobrados do lado avesso no armário, de preferência embalados. Caso seja na cor branca, opte por sacos pretos para não amarelar os fios. 

Agora que você virou uma especialista em tricô, que tal adicionar peças com as tramas nos seus looks do dia? Clique aqui pra conferir as peças que estão na liqui com até 60% off!