Será que você está sofrendo de F.O.D.A?

por Cantão

Ficar horas dando scroll em apps de relacionamento, checar os interesses em comum e, opa, dar match: pronto, date marcado. Deu gatilho? 

Bem, se essa era uma rotina comum na vida das solteiras, a pandemia da Covid-19 e o isolamento social chegaram para ressignificar também a rotina dos encontros.

Se você já sentiu medo, ansiedade ou até um leve arrependimento depois de marcar um date durante a pandemia, você pode estar sofrendo de F.O.D.A. O neologismo vem de fear of dating again, que em tradução literal significa “medo de se relacionar novamente”. Assim como a FOMO – fear of missing out – é um sinal dos tempos e uma das novas síndromes contemporâneas.

post-blog-foda

Mas será que desaprendemos a nos relacionar? Desejar interações físicas enquanto há uma enorme preocupação com protocolos de segurança contra um vírus letal é, de fato, uma sinuca de bico. É mais que natural ter o receio de encontrar alguém nesse caos que estamos vivendo, ainda mais se há a possibilidade de contato íntimo.

Se adaptar às mudanças é também um exercício de olhar para o futuro. Enquanto a vacina não chega para todos, cabe avaliar todas as possibilidades antes de partir para um encontro presencial, que sim, apresenta inúmeros riscos.

Na balança do desejo, vale pesar o bem-estar e a saúde sem abrir mão da honestidade com os seus sentimentos. E a tecnologia pode e deve ser sua grande aliada nesse quesito.

post-blog-foda-02

Se antes da pandemia os apps de relacionamentos já eram uma febre, com a reclusão no nosso mundo particular a busca por novas formas de conexão orientadas pelas combinações dos algoritmos explodiu. No Brasil houve um salto no uso dos apps de paquera – com aumento entre 30% a 400%, de acordo com dados da Pew Research Center.

Quer saber como driblar esse medo? Se rolou química e o encontro virtual já não é mais suficiente, o primeiro passo é estabelecer os limites para que ambos estejam confortáveis para o encontro acontecer. Entender se a outra pessoa tem os mesmos cuidados e rotina que a sua já pode trazer um grande alívio e deixar tudo mais leve.

Caso sua busca também seja por segurança, cabe avaliar alguns espaços públicos ao ar livre com direito a uso de máscaras e álcool. Lembre-se sempre: ir com calma e respeitar o seu tempo sempre deve ser sua prioridade em todas as situações. 😉

créditos da ilustração: Mashable e Getty Images