Óleos essenciais pra incluir na rotina de autocuidado

por Cantão

Muitas vezes nos sentimos sobrecarregadas na rotina, e fica difícil arranjar um tempinho para parar, olhar pra dentro e perceber a necessidade tirar um tempinho para cuidar de nós mesmas. As atividades pesam, o tempo corre rápido demais, e de repente, nosso corpo traz o alerta: baixa imunidade, insônia, fadiga, ansiedade, irritação, falta de foco…

Os óleos essenciais 100% naturais prometem amenizar esses sintomas. Pesquisas mostram que por volta de 3.500 a.C, o povo do antigo Egito já praticava o uso e que Cleópatra usava para dominar situações que envolviam concentração e força.

Mas você sabe como pode usá-los na sua rotina?

post-vidrinhos

Os óleos essenciais podem ser utilizados aromaticamente (difusão), topicamente (com diluição ou não) e por ingestão. Você pode usar na rotina de autocuidado ao realizar alguma prática como yoga, meditação ou até mesmo no home office ou antes de dormir.

Separamos aqui alguns dos nossos favoritos e como eles trazem benefícios para o bem-estar:

Lavanda: é o óleo mais consumido e tradicional do mundo. Perfeito para acalmar todas as idades, sendo um relaxante muscular e aliado para uma noite de sono tranquila.

Vetiver: com um aroma mais marcante, também conhecido como capim de cheiro, este óleo é extraído de raízes e proporciona a sensação de segurança e equilíbrio das emoções.

Alecrim: faz parte dos óleos essenciais revigorantes, ao lado da noz-moscada e do café-torrado. Também é ótimo para tratamentos respiratórios.

Ylang ylang: seu aroma doce melhora o humor, e ajuda a driblar a ansiedade.
Por ser considerada afrodisíaca, na Indonésia, as flores de Ylang Ylang são espalhadas até hoje sobre a cama dos noivos na noite de núpcias.

post-vidrinhos-02

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas. Uma gota equivale a cerca de 24 xícaras da planta, portanto, não exagere no uso da aromaterapia!

E você, já faz uso desses presentes da natureza por aí? 😉