Tecelagem autoral para ressignificar cotidianos por Luiza Potiens

por Cantão

Foi na busca por um respiro e pelo resgate à memória afetiva que a paulista Luiza Potiens de 30 anos trocou as lentes das câmeras fotográficas pelas linhas que compõem as peças da Mentha, seu ateliê de experimentações criativas.

  O que nasceu como hobby e escape de criatividade tornou-se um ofício que leva afeto e arte para a casa de muitas pessoas através da tecelagem. 

 Além das peças exclusivas que compõem os experimentos têxteis da Mentha, também é possível garantir um kit de tecelagem para construir a própria peça em casa com narrativas e referências diversas. “Em uma sociedade hiperconectada, onde somos soterrados por informações e referências o tempo todo, já temos mais do que repertório em mente para criar. Às vezes, precisamos silenciar o que vem de fora e ouvir o que vem de dentro”, convida a artista. 

Hoje a Luiza divide com a gente a sua trajetória e referências permeadas por um olhar sensível ao cotidiano e seus processos únicos. 

Mentha-aletie-2

 

Como a tecelagem entrou na sua vida? Você teve alguma inspiração para iniciar a carreira? 

Sou formada em Fotografia e trabalhei com isso por 8 anos. A tecelagem, e os trabalhos manuais de maneira geral, entraram na minha vida como um hobby, como um escape de criatividade que não tivesse a ver com trabalho ou demandas externas. Precisava de uma ferramenta de criação pessoal e acabei me apaixonando pelas técnicas manuais. Quando pequena aprendi a fazer tapete arraiolo com a minha mãe e, já adolescente, fazia pulseirinhas de macramê com as amigas. Então quando precisei de um passatempo, foi natural esse resgate às coisas que eu fazia quando mais nova. Era uma prática cheia de memória afetiva e resgate ao meu passado, características que me encantam muito e consequentemente, estão ainda muito presentes no meu trabalho hoje.

Mentha-aletie-3

O que mais você curte na tecelagem? Tem alguma inspiração feminina? 

Tenho várias inspirações femininas mas não apenas na tecelagem. Gosto de procurar inspiração em segmentos diferentes para não me influenciar tanto assim pelo inconsciente coletivo. Mulheres me inspiram de maneira geral por sua força, resiliência e também sensibilidade. Acho que minhas inspirações não vem de uma artista específica, e sim das milhares de mulheres por aí que usam da criatividade para deixar sua marca pelo mundo. A tecelagem me encanta principalmente pelo seu processo, devagar, no seu ritmo, de construção lenta e de algo tão maior que só se enxerga no final, mas um processo que é lindo em todas as etapas. Me parece muito a minha maneira de levar a vida.

Mentha-aletie-4

Como funciona o seu processo criativo? Tem lugares específicos de buscas por referências?  

Também por causa da fotografia, sou muito visual então sou sempre influenciada por ambientes, lugares e paisagens. Meu processo criativo acaba sendo um conjunto de todas as minhas experiências, memórias, texturas, cores. Acredito que nenhum processo criativo acontece sem bagagem pessoal, por isso precisamos estar atentos pra ir preenchendo a mala de mão com tudo de lindo que acontece à nossa volta. 

Mentha-aletie-5

O que a Luiza de 5 anos atrás falaria para a Luiza de hoje? 

Diria que nunca é tarde pra recomeçar se algo não está bom pra você. Mas que também tudo que vivi faz parte de quem sou hoje, e sem meu passado não estaria aqui hoje, sendo a pessoa que sou. O importante é o processo, sempre.

Mentha-aletie-6

Qual o conselho você daria para as mulheres que querem começar a carreira na tecelagem?

Acho que a tecelagem é uma área muito ampla e tem várias frentes de atuação. No meu caso, falando sobre arte têxtil (e em qualquer área criativa), falaria que a gente constrói nossa voz como uma bagagem, e a cada vivência aumentamos um item na mala. O que não é importante vamos deixando pra trás, e as experiências novas vamos guardando com carinho. “Sua mala” sempre será a sua ferramenta mais interessante na hora de criar qualquer coisa.

São histórias como a Luiza que nos trazem um pouco de fôlego e esperança em meio à tantos ruídos cotidianos. Se você precisava de uma força para colocar o seu projeto criativo no ar, inspiração é o que não falta. Para se ficar por dentro das criações, é só seguir o Ateliê Mentha no Instagram.